Acorda Cidade
Com as chuvas dos últimos dias, muitas famílias da zona rural de Sapeaçu, município localizado a 80 km de Feira de Santana, ficaram com as cisternas cheias. Os reservatórios com capacidade para 16 mil litros de água foram implantados desde maio de 2014 através do programa “Água para todos”.
A água da chuva foi aparada no telhado do local beneficiado e conduzida, por meio de um sistema de calhas e canos, para o interior do reservatório. Enchendo as cisternas das 1.700 famílias beneficiadas por mais de dezoito comunidades de Sapeaçu.
A moradora da localidade da Canabrava, Maria José Santana, diz que a família agora tem ouro nas mãos. “Por causa da chuva, tenho tanta água que não tenho onde armazenar. A cisterna chegou a transbordar algumas vezes, isso nunca tinha me acontecido, sempre sofri pela falta da água e a dificuldade de obte-lá. Tanto minha família quantos os conhecidos que a possuem estão satisfeitos e muito felizes por esse ouro. Eu nunca na vida que poderia comprar um reservatório desses, mas agora tenho e vou utilizar com sabedoria para durar o máximo possível”, disse contente.
“Sei das dificuldades por que vem passando nossos queridos moradores da zona rural, por isso nosso governo está atento e buscando as soluções, além das 1.700 cisternas, também recebemos um caminhão pipa, pelo PAC 2 e durante todo ano levando água encanada as comunidades que precisam”, informou o prefeito de Sapeaçu, Jonival Lucas.