Bahia

Cerca de 30 mil frangos morrem na BA e donos alegam queda de energia

Segundo os proprietários o motivo foi um corte no fornecimento de energia elétrica.

Acorda Cidade

Cerca de 30 mil frangos morreram na tarde de ontem (7) na zona rural do município de Muritiba, recôncavo baiano. Segundo os proprietários, o motivo foi um corte no fornecimento de energia elétrica.

Até o início da manhã desta quarta-feira, a contagem dos animais mortos chegava a 30 mil, em 16 galpões. Mas o número deve subir, pois outros galpões também foram afetados e estão contabilizando as perdas.

De acordo com a Associação Baiana de Avicultura (ABA), o prejuízo direto com a mortandade e indireto com as outras aves que foram afetadas com a queda de energia pode ultrapassar os R$ 400 mil.

A energia caiu por volta de 13h e só foi restabelecida às 19h. As aves são abrigadas em granjas com ventiladores e um sistema de aspersão que gera névoa de água.

Embora esta tenha sido mais grave, recentemente a indústria e os criadores da região foram vítimas de situações idênticas. Em dezembro de 2014 ocorreram duas quedas de energia. A primeira, no dia 18, quando 16 mil aves morreram e a segunda no dia 31, com a perda de outras 11 mil.