Acorda Cidade
A Bahia fará parte de um mutirão nacional de combate ao câncer de pele neste sábado (7). Há 16 anos, a Sociedade Brasileira de Dermatologia elege o mês de novembro para realizar uma grande mobilização voltada à conscientização dos riscos do câncer de pele. Neste ano, três mil dermatologistas voluntários devem atender cerca de 30 mil pacientes em 121 postos distribuídos por 23 estados do Brasil.
As ações acontecerão em hospitais públicos credenciados, postos de saúde e em tendas montadas em áreas de grande circulação. Na Bahia, a Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional (BA), organizou um grande esquema para atender a população. Seis cidades vão participar do Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele. São cerca de 200 profissionais envolvidos, entre médicos e auxiliares. Além de Salvador, Alagoinhas, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Ilhéus e Jequié terão ações específicas.
Em todo o estado, os atendimentos acontecerão das 8h às 13h, no dia 07 de novembro. Em Feira de Santana, os atendimentos vão acontecer na Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Na capital, a iniciativa acontece no CICAN (Centro Estadual de Oncologia) e no Hospital Aristides Maltez. Em Alagoinhas, no SEMEL (Serviço Médico Especializado), em Ilhéus na Clínica AMO (Assistência Multidisciplinar em Oncologia), que fica na Avenida Soares Lopes, em Vitória da Conquista na sede da Companhia Independente de Policiamento Especializado e em Jequié na Unidade Básica de Saúde Almerinda Lomanto.
A coordenadora local da campanha, Ariene Paixão, acredita que o número de atendimentos seja 40% maior do que no ano passado. “Cerca de 10% do público que passou pelos consultórios ao longo desses anos da campanha tiveram suspeita de câncer de pele. É uma iniciativa muito importante para alertar, orientar e diagnosticar a população. Esperamos atender mais de mil pacientes em todo o estado”, adianta.
Através dos números 0800-701-3187 e 0800-707-7343, tendo o CEP em mãos, a população poderá saber os postos de atendimento mais próximos. A lista completa dos locais também está disponível no site da SBD (www.sbd.org.br).