Bahia

Bahia lança "Sudec Itinerante 2025" para fortalecer Defesa Civil nos municípios mais vulneráveis

O Sudec busca ampliar a assistência técnica e operacional aos municípios baianos, promovendo a melhoria na gestão de riscos e desastres.

Defesa civil da Bahia - Sudec Itinerante 2025
Foto: Divulgação

Com o objetivo de fortalecer a capacidade dos municípios baianos em Proteção e Defesa Civil, a Sudec, lança o Programa “Sudec Itinerante 2025”, uma iniciativa votada o para o atendimento presencial e a assistência técnica aos municípios que apresentam maior vulnerabilidade frente aos desastres naturais.

O Sudec Itinerante 2025 busca ampliar a assistência técnica e operacional aos municípios baianos, promovendo a melhoria na gestão de riscos e desastres, com foco nas seguintes iniciativas: Fomento de elaboração de planos municipais para cidades resilientes, apoio ao mapeamento de áreas de risco nos municípios, assistência aos municípios que decretaram Situação de Emergência ou Calamidade Pública, promoção de ações preventivas e de resposta aos desastres e estimular a implantação da Política Estadual de Proteção e Defesa Civil.

Nesta semana, dando o ponta pé inicial na ação , os técnicos do órgão estão no município de Jacobina desenvolvendo uma série de medidas no município, a exemplo da construção do Plano de Contingência do município, documento que irá estabelecer protocolos claros e eficazes para situações emergenciais.

Plano de ação

Nos municípios onde receberão o Sudec Itinerante serão realizadas as seguintes ações: reuniões com as gestões municipais para apresentar a importância dos planos, criação de materiais informativos e cartilhas sobre cidades resilientes, capacitação e assistência técnica, oficinas e treinamentos para técnicos municipais, disponibilização de modelos de planos e diretrizes para elaboração, acompanhamento e monitoramento, estabelecimento de cronogramas para acompanhamento da elaboração dos planos, dentre outros.

Vale destacar que a seleção dos municípios para receber o “Sudec Itinerante 2025 acontece com base no indicador de Capacidade Municipal em Proteção e Defesa Civil (ICM): Principal indicador de monitoramento do Programa 2318 – Gestão de Riscos e Desastres no PPA 2024-2027, utilizado para mensurar a capacidade municipal em ações de gestão de riscos e desastres e no Registro Histórico de Desastres Naturais: Considera os municípios que declararam Situação de Emergência entre 2019 e 2024 devido a desastres naturais abruptos.

  • Território de Identidade: A análise territorial será realizada para priorizar grupos de municípios pertencentes às mesmas regiões, maximizando o impacto das ações do programa.

O cruzamento desses indicadores permitirá a identificação dos municípios mais vulneráveis e a otimização dos recursos e esforços da Sudec.

O Programa Sudec Itinerante 2025 reforça o compromisso do Governo do Estado da Bahia na gestão de riscos e desastres, promovendo a descentralização das ações e fortalecendo a capacidade municipal para enfrentar Situações de Emergência e Calamidade Pública.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram