Bahia

Bahia e Canadá se unem para estreitar relações em diversos setores

Com a Bahia, o Canadá já estabelece diversas relações comerciais. O Estado exporta bulhão dourado e minérios de níquel.

Bahia e Canadá se unem para estreitar relações em diversos setores (1)
Foto: Fernando Vivas/GOVBA

O ministro do Desenvolvimento Internacional do Canadá, Ahmed Hussen, foi recebido na tarde desta quinta-feira (25), no Centro de Operações e Inteligência (COI), localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB), pelo governador Jerônimo Rodrigues e secretários estaduais. A visita teve como objetivo o fortalecimento das relações econômicas, sociais e a expansão de negócios entre o país americano e a Bahia, nas áreas de meio ambiente, desenvolvimento econômico, direitos humanos, desigualdade social e combate à fome.

📲 😎SEJA VIP: Siga nosso canal no WhatsApp e receba conteúdos exclusivos

Com a Bahia, o Canadá já estabelece diversas relações comerciais. Notavelmente, o Estado exporta bulhão dourado e minérios de níquel e importa cloreto de potássio do Canadá. A presença de empreendimentos com capital de origem canadense também é destaque e o número de empresas de mineração chama atenção.

“Apresentamos um rol de empresas que já atuam na Bahia, com capital canadense, no setor de mineração e nos colocamos à disposição para trabalhar com outras frentes, como energias renováveis e direitos humanos. A partir deste encontro, vamos manter um diálogo mais próximo entre a Bahia e o Canadá”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues.

Bahia e Canadá se unem para estreitar relações em diversos setores (1)
Foto: Fernando Vivas/GOVBA

Além disso, a relação com o Canadá abrange fortemente o intercâmbio educacional e cultural. Universidades baianas têm parcerias com instituições canadenses, promovendo programas de intercâmbio e pesquisa conjunta. O estado também atrai diversos turistas do país.

Quando a pauta é direitos humanos, o Canadá valoriza temas como igualdade racial e de gênero. Os direitos da comunidade Lgbtqiap+ são protegidos legalmente e promovidos amplamente. Em relação aos povos indígenas, há esforços contínuos para reconciliação, incluindo o reconhecimento de terras, preservação de culturas e melhoria das condições de vida. Iniciativas trabalhadas, também, pelo governo baiano.

Essas semelhanças foram ressaltadas pelo ministro canadense, Ahmed Hussen. “Fico muito feliz por estar aqui, na Bahia, e poder estreitar relações comerciais em um lugar que possui os mesmos valores e aspirações que nós. Foi muito bom encontrar um lugar tão bonito e rico culturalmente. Estou impressionado com a quantidade de parcerias que podemos desenvolver. O setor privado do Canadá tem muitos fundos para serem investidos aqui. Serão ganhos de desenvolvimento econômico significativos”, falou, entusiasmado.

Participaram do encontro, ainda, o embaixador da Canadá no Brasil, Emmanuel Kararianakis, e representantes da secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social, Meio Ambiente, Políticas para as Mulheres, Desenvolvimento Econômico, Promoção da Igualdade Racial e dos Povos de Comunidades Tradicionais e Direitos Humanos e do programa Bahia Sem Fome (BSF).

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários