Bahia

Bahia conquista quarto lugar em índice de serviços públicos digitais

Estado tem se mantido entre os destaques do ranking criado pela ABEP-TIC desde sua criação, em 2020; premiação foi realizada nesta quinta (20), em Brasília.

Bahia conquista quarto lugar em índice de serviços públicos digitais Bahia conquista quarto lugar em índice de serviços públicos digitais Bahia conquista quarto lugar em índice de serviços públicos digitais Bahia conquista quarto lugar em índice de serviços públicos digitais
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Pelo quarto ano consecutivo, a Bahia está entre os destaques do ranking brasileiro da transformação digital. O resultado foi divulgado na noite desta quinta-feira (20.07), durante a solenidade de premiação do Índice ABEP-TIC de Oferta de Serviços Públicos Digitais dos Governos Estaduais e Distrital de 2023, em Brasília. No evento, que integrou a programação do IV Workshop ABEP-TIC, o diretor executivo da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), José Rebouças representou o governo baiano, recebendo o diploma entregue pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Na colocação geral do Índice ABEP-TIC, a Bahia ficou em 4o lugar este ano, atrás do Rio de Janeiro (3o lugar), Goiás (2o lugar) e Rio Grande do Sul (1o). Além disso, o Estado foi classificado em terceiro lugar na dimensão Capacidade para Oferta de Serviços Digitais, atrás apenas de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.

A categoria abrange 15 critérios que versam sobre o acesso aos serviços públicos, a identificação do cidadão, a ouvidoria e a simplificação dos serviços, além de aspectos de assinaturas eletrônicas e de Governo Digital.

Desde a criação da premiação, em 2022, a Bahia tem permanecido entre os primeiros colocados no ranking da ABEP-TIC, alcançando o 5o lugar em 2022, o 2o lugar em 2021 e o 4o lugar em 2020. O desempenho é creditado às políticas públicas na área de transformação digital desenvolvidas pela Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) em parceria com a Prodeb, e em especial ao desempenho da plataforma eletrônica de serviços públicos, SAC Digital.

Este ano, a análise para a composição da pontuação no Índice foi feita por meio de um questionário de 35 itens enviado às administrações estaduais, convocadas a enviar evidências sobre suas capacidades, ofertas e normatizações na área de Governo Digital. O processo foi desenvolvido em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que atuou como financiador e desenvolvedor do trabalho.

Além da categoria Capacidade para Oferta de Serviços Digitais, as outras dimensões avaliadas pela pesquisa foram Oferta de Serviços Digitais, com critérios relacionados ao acesso a direitos, obtenção de documentos e serviços nas áreas de saúde, educação e segurança pública, e Normatização sobre Modernização para a Oferta de Serviços Públicos, com critérios vinculados ao cumprimento de exigências legais.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram