Na manhã desta quinta-feira (17), o Ministro dos Transportes, Renan Filho, assinou a ordem de serviço para construção da nova ponte sob o Rio Jequitinhonha em Itapebi no Sul da Bahia.
O anúncio foi feito pelo Governador da Bahia Jerônimo Rodrigues após reunião com o Ministro Renan, que reuniu equipe do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Ministro da Casa Civil Rui Costa, senadores e deputados federais, estaduais, além de prefeitos da região.
A nova ponte será erguida ao lado da existente, terá cerca de 510 metros de extensão e faixas duplicadas, oferecendo melhor mobilidade para o tráfego da região.
A obra deve custar cerca de R$ 104,7 milhões ao governo federal. Ao Acorda Cidade, o governador declarou que apesar do alto investimento econômico o poder público está trabalhando na resolução do problema.
“Graças a Deus não teve nenhuma intercorrência mais grave, claro que os prejuízos econômicos aconteceram, mas estamos juntos. Eu espero que nos próximos dias eu possa descer lá e ver a obra iniciada”, disse Jerônimo.
O prazo estabelecido para entrega da ponte é de um ano a partir da emissão da decretação da emergência.
Na semana passada, no dia 18 de julho, quando cumpria agenda em Juazeiro, no norte da Bahia, Jerônimo já havia sinalizado que há qualquer momento a ordem de serviço poderia sair. Leia aqui
Sobre a ponte
A ponte, que fica localizada na BR-101, foi interditada no dia 5 de maio deste ano (2025) pela Polícia Rodoviária Federal e pelo Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte), para passar por inspeção e ensaios técnicos para avaliar a situação estrutural.
No dia 18 de junho, pouco mais de um mês após a interdição, a travessia foi parcialmente aberta para veículos leves (carros de passeio, vans com passageiros, ambulâncias e viaturas policiais).
Devido ao comprometimento da via, às pessoas que trafegavam na região passaram a relatar transtornos, pois precisaram acessar rotas alternativas. Passageiros enfrentaram longos engarrafamentos em um desvio improvisado por uma estrada vicinal, sem estrutura, distante de estabelecimentos e sem sinal de internet.
Atualmente a ponte existente está operando em sistema de Pare e Siga, com velocidade máxima de 40 km/h. O tráfego de ônibus e caminhões segue proibido.
Segurança
De acordo com informações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), para garantir a segurança dos usuários, foi instalada na ponte sensores de vibração que farão o monitoramento ininterrupto da movimentação de tráfego no local. A tecnologia tem o objetivo de auxiliar as equipes da autarquia na avaliação e segurança da estrutura para a população que passa por ali diariamente.
Os sensores captam a vibração que os veículos causam ao passarem pela ponte e enviam os resultados, em tempo real, via internet, para um escritório em São Paulo, responsável por avaliar possíveis danos ou a necessidade de uma nova interrupção do tráfego, garantindo o comportamento estrutural da ponte em tempo real.
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