BYD

Aneel projeta redução de tarifa para fabricante chinesa que realizará investimentos na BA

A Agência apresentou para BYD as vantagens do regulamento da Aneel que prevê a redução na Tarifa de Uso do Sistema de Transmissão (TUST).

Aneel projeta redução de tarifa para fabricante chinesa que realizará investimentos na BA Aneel projeta redução de tarifa para fabricante chinesa que realizará investimentos na BA Aneel projeta redução de tarifa para fabricante chinesa que realizará investimentos na BA Aneel projeta redução de tarifa para fabricante chinesa que realizará investimentos na BA
Foto: Aneel
Foto: Aneel

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) recebeu representantes da BYD, maior fabricante de veículos elétricos no mundo e que instalará um complexo industrial em Camaçari, na Bahia. Na pauta da reunião, discussões sobre os investimentos no estado e os benefícios que a gigante chinesa terá com a redução na tarifa de transmissão de energia para os consumidores localizados nos estados do Norte e Nordeste. Participaram da reunião o Diretor-Geral da Aneel, Sandoval Feitosa, técnicos da Agência, o CEO da BYD no Brasil, Tyler Li, além de executivos da montadora.

A BYD será um consumidor industrial de grande porte com instalações na Bahia, que terá os efeitos da redução dos custos da tarifa de transmissão de energia. No estado da Bahia, a estimativa é de redução em média de 25% nos custos de transmissão que compõem a conta de luz no estado, sendo que no ponto onde a indústria será instalada, projeta-se redução em torno de 30% ao fim da transição metodológica aprovada pela Aneel, o que ocorrerá nos próximos anos, já com a fábrica em pleno funcionamento.

O Diretor-Geral, Sandoval Feitosa, agradeceu a visita do CEO da BYD e dos outros executivos e destacou que a Aneel está disponível para ajudar no desenvolvimento da Bahia e da região Nordeste. “Esse investimento da BYD é muito importante para a Aneel estamos entusiasmados com a possibilidade de contribuirmos com a redução expressiva da tarifa de transmissão em torno de 30% de forma escalonada nos próximos quatro anos”, afirmou Feitosa.

O CEO da BYD no Brasil, Tyler Li, parabenizou a Aneel pela aprovação do regulamento que reduz a tarifa de transmissão e disse que a medida ajudará a trazer mais competitividade para a produção industrial. “A ANEEL fez algo que é essencial para o desenvolvimento do país e que vai promover ainda mais os investimentos na Bahia e região Nordeste como um todo”, destacou o CEO.

Aprovação – Redução da tarifa de transmissão

Nos últimos anos, consumidores do Norte e Nordeste pagavam mais pela tarifa de uso por serem importadores de energia e, consequentemente, demandarem mais a rede de transmissão. Com a geração da usina de Belo Monte no Norte e a expansão das usinas eólicas e solares no nordeste, as duas regiões passaram de importadoras para exportadoras de energia. Diante desse cenário, a Aneel aprovou a nova metodologia de cálculo da TUST (Tarifas de Uso do Sistema de Transmissão) – TUST locacional – que prevê a redução das tarifas para os consumidores localizados nos estados do norte e nordeste, por estarem mais próximos da geração.

A nova metodologia de cálculo da TUST (Tarifas de Uso do Sistema de Transmissão) e da TUSD (Tarifas de Uso do Sistema de Distribuição) para centrais de geração conectadas em 88 KV e 138 kV (TUSD-g) foi aprovada pela Diretoria da Aneel em setembro de 2022. A aplicação se dará ao longo de cinco ciclos tarifários, a partir de 2023 e até 2027. A aprovação do regulamento foi marcada por transparência e diálogo: foram cinco anos de debates, cinco fases de discussão e três relatórios de Análise de Impacto Regulatório (AIR).

Investimentos na Bahia

A instalação do complexo industrial em Camaçari, na Bahia, foi anunciada pela BYD no início de julho durante uma cerimônia em Salvador, que contou com a presença do Governador do Estado, Jerônimo Rodrigues, e de autoridades locais.

A expectativa é que a fabricante invista, em cinco anos, cerca de R$ 3 bilhões na instalação de três fábricas no complexo da Bahia, gerando cerca de 5 mil empregos diretos e indiretos com a sua implantação. Serão produzidos veículos elétricos e híbridos, com a expectativa de fabricação do primeiro veículo no Brasil em novembro de 2024.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Dilton e Feito

Dilton Coutinho, fundador do Acorda Cidade, é um radialista renomado com mais de 20 anos de experiência na cobertura jornalística. Ele construiu uma carreira sólida marcada por sua dedicação à verdade e ao jornalismo ético. Atuando em diversos veículos de comunicação, Dilton ganhou reconhecimento por sua habilidade em abordar temas complexos com clareza e profundidade. Sua paixão por informar o público e sua integridade profissional fazem dele uma referência no jornalismo contemporâneo.

Dilton Coutinho, fundador do Acorda Cidade, é um radialista renomado com mais de 20 anos de experiência na cobertura jornalística. Ele construiu uma carreira sólida marcada por sua dedicação à verdade e ao jornalismo ético. Atuando em diversos veículos de comunicação, Dilton ganhou reconhecimento por sua habilidade em abordar temas complexos com clareza e profundidade. Sua paixão por informar o público e sua integridade profissional fazem dele uma referência no jornalismo contemporâneo.