Acorda Cidade
A Receita Federal lançou um novo sistema de identificação de passageiros suspeitos em 14 aeroportos brasileiros, por meio do reconhecimento facial. Em Salvador, o Aeroporto Luís Eduardo Magalhães já conta com o serviço, implantado no último domingo (31).
Câmeras instaladas na saída destinada a passageiros optantes pelo "Nada a Declarar" captam imagens do rosto dos viajantes que passam pelo local. O sistema efetua o cruzamento de dados e permite a integração com bancos de dados de outros órgãos de controle de fronteira e segurança, como Polícia Federal, Interpol e Agência Brasileira de Inteligência, oferecendo maior nível de proteção à sociedade, informou a Receita Federal.
Viajantes suspeitos são redirecionados para a fiscalização. De acordo com a Receita, cerca de 250 passageiros chegam diariamente ao aeroporto de voos internacionais. De acordo com o órgão, sem o novo sistema a Receita teria que abordar cada um, solicitar passaporte e conferir o nome com a lista, para só depois encaminhá-los para o canal verde ou vermelho caso fosse necessário.