Acorda Cidade
Cinco laticínios clandestinos, situados no município de Planalto, microrregião do sudoeste do estado foram interditados, na segunda-feira (8), pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), durante atendimento de denúncia anônima. Na tentativa de inibir a clandestinidade na região, a equipe da Agência em Vitória da Conquista recebeu o apoio da Polícia Militar, nesta ação de fiscalização.
Ao todo foram apreendidos cerca de 650 quilos de produtos lácteos irregulares. O regional da Adab de Vitória da Conquista, Jardel Xavier, esclarece que o estabelecimento não tinha a mínima condição de higiene para produzir alimento seguro para a população, sem armazenamento e manipulação adequados. Os produtos lácteos irregulares foram destruídos no aterro sanitário do município de Vitória da Conquista.
A Agência sempre alerta sobre os riscos do consumo de leite e seus derivados de procedência duvidosa. “Todo produto de origem animal pode sofrer contaminação e causar mal ao consumidor, por isso é submetido a uma inspeção rigorosa mediante exigência vigente em lei. A Agência realiza ações frequentes de fiscalização e atende prontamente as denúncias da sociedade, porém precisamos muito de cidadãos mais conscientes e participativos”, reforça o diretor de Inspeção de Produtos Agropecuários, Willadesmon Silva.