
A equipe do Acorda Cidade esteve na cidade de Saubara, no Recôncavo Baiano, mais precisamente na Praia do Sol, para ouvir moradores e comerciantes sobre os principais problemas enfrentados no local durante o período de alta temporada. A principal queixa é o acúmulo de lixo espalhado pela orla e vias próximas à praia, situação que se agrava com o aumento do fluxo de visitantes neste início de verão e virada de ano.

Morador e veranista da região, Antônio Fernandes, conhecido como Tapera, relatou que a quantidade de lixo descartada de forma irregular tem dificultado até a circulação de pedestres.

Segundo ele, apesar de existir coleta, o serviço não tem sido suficiente para atender à demanda atual. “O pessoal joga o lixo no passeio, invade a calçada. A coleta até acontece, mas às vezes passa a cada três ou quatro dias, e com tanta gente aqui, o ideal seria todos os dias”, afirmou.

Além do mau cheiro provocado pelo lixo acumulado, moradores também reclamam da falta de manutenção em áreas públicas, como a praça da localidade, e de problemas no abastecimento de água. De acordo com Antônio, a pressão da água é baixa, o que obriga comerciantes e moradores a manterem reservatórios para atender clientes e familiares.
Outro problema apontado é a instabilidade no fornecimento de energia elétrica, que tem impactado diretamente o comércio local. Dono de uma barraca há cerca de 30 anos na Praia do Sol, o comerciante Evan Pereira Carvalho destacou que a falta de energia compromete as vendas, principalmente de bebidas e alimentos que precisam de refrigeração.

“A energia é muito precária. A gente perde produto, a cerveja esquenta, e somos obrigados a comprar gelo para não deixar o cliente insatisfeito”, explicou.

Presidente da Associação de Barraqueiros, Evan reconheceu que a prefeitura tem feito esforços para minimizar o problema do lixo, mas ressaltou que as reclamações se repetem todos os anos no período de verão.

Ele também mencionou antigas promessas de melhorias na infraestrutura elétrica da região, como a construção de uma subestação, que até o momento não saíram do papel.
Apesar dos transtornos, o movimento na praia tem sido intenso e surpreendeu os comerciantes.
“O fluxo de pessoas está muito grande, muitos turistas e moradores voltaram à cidade. O verão chegou com tudo”, concluiu.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.