O uso de cerol em linhas de pipa voltou a ser destaque nos noticiários após casos graves registrados no início de agosto. Uma bióloga perdeu a vida no interior do Acre e um motociclista foi degolado por uma linha com cerol no Rio de Janeiro. Apesar de ser uma brincadeira tradicional nos meses de ventos fortes, soltar pipas pode representar riscos sérios à população e à infraestrutura elétrica.
O risco aumenta com o uso de materiais nas pipas como papel laminado, fios metálicos e cerol, que são condutores de eletricidade e potencializam os danos. Além de ser proibido em diversas cidades, o cerol transforma a linha da pipa em um fio cortante, capaz de causar ferimentos graves e comprometer a rede elétrica. Mesmo sem danos aparentes, o contato com cabos pode fragilizá-los e gerar falhas futuras, como curtos-circuitos, choques e interrupções de energia.
“Mesmo quando não há dano visível no momento do contato, a linha com cerol pode fragilizar os cabos e provocar falhas futuras”, alerta Rosy Menezes, gerente de Saúde e Segurança da Neoenergia Coelba.
Interrupções por pipas crescem na Bahia
O contato das pipas com os cabos de energia pode causar curtos-circuitos, danificar transformadores, romper a fiação e interromper o fornecimento de energia. “A principal orientação é soltar pipas longe da rede elétrica, em locais abertos como praias, campos e parques. Isso evita situações perigosas e garante a segurança da população e a continuidade do fornecimento de energia”, destaca Rosy Menezes.
Dados da Neoenergia Coelba mostram que o número de interrupções no fornecimento de energia causadas por pipas cresceu 53% na Bahia no primeiro semestre de 2025. Foram 397 ocorrências, afetando mais de 141 mil clientes. No mesmo período de 2024, foram 259 registros, com impacto em cerca de 46 mil consumidores.
Dicas para soltar pipas com segurança
A Neoenergia Coelba reforça orientações para garantir uma brincadeira segura:
• Solte pipas longe da rede elétrica e evite ruas e avenidas;
• Prefira locais abertos como praias, parques e campos;
• Não use fios metálicos nem papel laminado, pois conduzem eletricidade;
• Evite o cerol, que pode causar cortes e danificar os cabos;
• Se a pipa ficar presa nos fios, não tente retirá-la. Acione a Neoenergia Coelba pela Central 116 ou WhatsApp (71) 3370-6350;
• Evite soltar pipas em dias de chuva ou com ventos muito fortes.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.