O livro A Vida Merece Um Sim, do escritor lagartense Josué da Silva Mello, foi lançado na última segunda-feira (29) na Academia Sergipana de Letras (ASL). O autor vive em Feira de Santana há mais de 50 anos.
O evento foi comandado pelo presidente da ASL, José Anderson Nascimento e a obra apresentada pelo professor doutor Claudefranklin Monteiro, que durante o discurso destacou a vida profissional do autor, ressaltando sua trajetória intelectual e compromisso com a educação.
A Vida Merece um Sim, é uma obra baseada em vivência pessoais do professor Josué Mello. Na ASL ele destacou como um dos mais importantes “sims”, o momento em que se casou om a também professora Tecla Mello.
O escritor exaltou a cordialidade sergipana e relembrou um episódio marcante com o intelectual feirense Dival Pitombo.
“Ao visitar Aracaju, Pitombo passava pela rua da Frente e de dentro de uma casa tocava uma música clássica de Bach. Ele parou para ouvir e a dona da casa, ao avistá-lo, perguntou se ele estava sentindo alguma coisa. Dival disse que apenas apreciava a música. Ela o convidou para entrar, ofereceu hospedagem, que ele gentilmente recusou, mas aceitou o convite para uma feijoada. A partir daí ficaram amigos”
Na solenidade marcaram presença também confrades e confreiras da ASL, o presidente da Academia Feirense de Letras, João Batista Cerqueira.
Josué Mello já foi reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Na última semana, esteve em Brasília junto com autoridades feirenses para defender a instalação de uma universidade federal em Feira de Santana.
90 anos
No dia 23 de junho, data em que completou 90 anos, Josué Melo reuniu familiares e amigos em Feira de Santana, para celebrar sua trajetória. Na ocasião, também apresentou em primeira mão a obra A Vida Merece Um Sim. Segundo o professor Claudefranklin Monteiro, “o aniversário foi dele, mas quem recebeu presente foram os seus convidados”.
“A Vida Merece um Sim”
O livro com 412 páginas, reúne, em cinco partes, diversos textos de Josué Mello, incluindo poemas de grande sensibilidade. A palavra SIM, que inspira o título, aparece como mote de toda a obra: além de remeter ao Serviço de Integração de Migrantes (Feira de Santana, anos 1960), projeto social idealizado pelo autor, traduz também sua resposta afirmativa a Deus e à vida.
Com A vida merece um sim, Josué Melo amplia sua contribuição à literatura e reafirma seu compromisso com o pensamento crítico, a memória cultural, a fé e a educação, coroando nove décadas de uma vida dedicada ao conhecimento e à transformação social.
Fonte: Site Só Sergipe, parceiro do Acorda Cidade
Leia também: “Jornada de ousadia”: professor Josué Mello celebra 90 anos com lançamento de livro
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.