Evento Esportivo

5º Cicloturismo de Euclides da Cunha vai homenagear manifestações culturais da cidade

Segundo a Associação de Ciclismo Euclides Pedalando (Acep), a ideia é destacar e homenagear a cultura do município.

5º Cicloturismo de Euclides da Cunha vai homenagear manifestações culturais da cidade 5º Cicloturismo de Euclides da Cunha vai homenagear manifestações culturais da cidade 5º Cicloturismo de Euclides da Cunha vai homenagear manifestações culturais da cidade 5º Cicloturismo de Euclides da Cunha vai homenagear manifestações culturais da cidade
Ciclismo Euclides (1) cicloturismo
Foto: Divulgação

A 5ª edição do Cicloturismo de Euclides da Cunha já tem data marcada: 10 de dezembro. O evento reúne centenas de ciclistas da cidade e de toda a região, sempre atraídos pelas belas trilhas e a energia que a cidade proporciona.

Este ano, o evento traz como tema central “Nossa gente é uma festa”. Segundo a Associação de Ciclismo Euclides Pedalando (Acep), realizadora do cicloturismo junto com a Prefeitura, a ideia é destacar e homenagear a cultura do município, com foco na música, na gente euclidense e em algumas manifestações culturais.

Ciclismo Euclides (1) cicloturismo
Foto: Divulgação

Uma coisa é certa: quem marcar presença no evento vai se divertir muito. A Acep divulgou o tema dos pontos de hidratação, que são as paradas durante a trilha. No Colégio Modelo Joaquim Silva Dantas, que é o ponto de recepção dos ciclistas e café da manhã, o tema é “a festa começa aqui”! Por lá, danças indígenas, bandas de pífano, sanfoneiro e muito mais, uma prévia do que os participantes irão encontrar na trilha.

No primeiro ponto de hidratação, “pode misturar, gente!”, haverá uma mistura de sotaques e nacionalidades, uma homenagem aos povos que formam a cidade atualmente, como cubanos, indígenas, colombianos, italianos e ciganos.

Ciclismo Euclides (1) cicloturismo
Foto: Divulgação

Um pouco mais à frente, o segundo ponto de parada reserva uma grande homenagem às cavalgadas e vaquejadas, duas paixões dos euclidenses. “Quem chama na bota é nóis”, vai proporcionar aos ciclistas o contato com estas duas manifestações culturais. Grandes surpresas aguardam os participantes nesse ponto de hidratação.

Na terceira e última parada, quando você sonhar que a festa está acabando, muita música estará te aguardando, afinal, “Euclides é uma festa só!”. Vários músicos euclidenses, da nova e velha guarda, serão homenageados e estarão no local fazendo uma mistura de ritmos. A ideia é ninguém ficar parado e espantar o cansaço para bem longe.

Ciclismo Euclides (1) cicloturismo
Foto: Divulgação

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram