grupo festa literária de ipiaú
Foto: Fernando Gomes

Encontros entre escritores e leitores, lançamentos de livros, contações de histórias e apresentações artísticas prometem atrair o público do Médio Rio de Contas para a 1ª Festa Literária de Ipiaú (Flipiaú). Com acesso gratuito, o evento começou nesta terça (11) e segue até o dia 14 de novembro, em diversos espaços da cidade, como a Praça Rui Barbosa e a antiga casa do escritor Euclides Neto, o grande homenageado da Flipiaú. 

A 1ª Flipiaú vai celebrar o centenário de Euclides Neto, que adotou a cidade para viver e implantar seus projetos comunitários, deixando uma herança literária, cultural e social. “Ele viveu profundamente Ipiaú, acreditou na força das comunidades rurais e transformou ideias em ações concretas. Queremos reacender essa chama e provocar novas gerações a se conectarem com a história, a cultura e os sonhos que ele ajudou a plantar”, declara Edson Bastos, coordenador-geral da Flipiaú.

O legado do escritor homenageado estará presente em diversos momentos da Flipiaú. A abertura será marcada pela inauguração do marco do centenário em frente à casa onde Euclides morou, visita guiada à antiga residência e exibição da cinebiografia “Dr. Ocride”, de Edson Bastos e Henrique Filho. Os livros e a importância da obra de Euclides serão debatidos em mesas ao longo do evento. 

Haverá ainda o lançamento da biografia inédita “Euclides Neto: trilhas de um escritor da terra”, no dia 12. Organizado por Denise Teixeira, filha do escritor, e com texto dela, Odorico Leal e Max Bandeira, o livro aborda a profunda relação de Euclides “com a terra e a intensa e peculiar atuação como advogado, movimentos lastreados pela consciência social e o humanismo”.

Escritor, jornalista e artista visual Jean Wyllys é um dos convidados da Festa Literária e participará do painel “Educação e cultura: um outro mundo é possível”, no dia 12, 16h, no Espaço O tempo é chegado (Casa de Euclides Neto). Em seguida, Jean lançará seu novo livro “O anonimato dos afetos escondidos”, do selo Tusquets – Editora Planeta , uma coletânea de contos que mostra Salvador como uma cidade à flor da pele. 

Programação para todas as idades

A proposta de inspirar novas gerações é reforçada pela programação voltada especialmente para crianças e adolescentes, com oficinas como a de hip hop, apresentação de projetos escolares e lançamento de livros. No dia 14, 16h, o jornalista Ricardo Ishmael participará do painel “Reimaginando infâncias possíveis: a literatura no tratamento de temas sensíveis”. Ele também fará uma sessão de autógrafos do seu livro “Quinca no mundo da lua”. 

O incentivo à criatividade também está presente no Concurso de Contação de Histórias, com a apresentação das histórias selecionadas ao vivo durante o encerramento da Flipiaú. Um júri especializado decidirá as quatro melhores contações de histórias, que receberão prêmios de R$ 1 mil a R$ 200, além de livros e certificados. 

Criar uma relação mais próxima com as palavras e os livros é o foco da biblioteca itinerante Bibex — um ônibus disponibilizado pela Fundação Pedro Calmon — e do projeto Leve e Leia, que realiza um Quiz e dá livros para os estudantes que acertam a resposta. As editoras baianas terão um espaço para expor suas publicações e os artesãos locais contarão com a Feira de Artesanato. 

Em sintonia com a população dos 16 municípios do Território do Médio Rio de Contas, a Flipiaú terá uma Feira da Agricultura Familiar, onde agricultoras poderão comercializar seus produtos. A cada dia, a programação da Flipiaú será encerrada por uma apresentação musical. Chico Sanfoneiro faz o show do dia 11; dia 12 tem Ayam Ubráis Barco; dia 13 é a vez de Manzuá e OQuadro; e o encerramento tem “Mulheres em Domínio Público” e a banda Ifá. 

Uma realização da Voo Audiovisual, a 1ª Flipiaú foi contemplada no Edital de Apoio às Festas, Feiras e Festivais Literários (n.º 01/2024), por meio do Programa Bahia Literária, com o apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Educação e da Secretaria de Cultura, via Fundação Pedro Calmon.

O edital é direcionado à modalidade de fomento à execução de ações culturais, conforme o Decreto Federal n.º 11.453/2023, a Política Estadual de Cultura (Lei n.º 12.365/2011), o Plano Estadual de Cultura (Lei n.º 13.193/2014), o Plano Estadual de Educação da Bahia (Lei n.º 13.559/2016) e a Lei Federal n.º 14.133/2021. O projeto conta ainda com o apoio cultural do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), vinculado à Secretaria de Educação do Estado da Bahia, por meio da Rádio Educadora FM e da TVE Bahia.

SERVIÇO

O que: 1ª Festa Literária de Ipiaú – Flipiaú

Onde: Praça Rui Barbosa e espaços culturais de Ipiaú

Quando: 11 a 14 de novembro

Acesso gratuito

Programação:flipiau.com.br

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.