
O projeto 3 Olhares Afrodiaspóricos, iniciativa que reúne três jovens artistas visuais negras do território Portal do Sertão, segue circulando pelo interior da Bahia e chega agora a Feira de Santana com duas novas ações culturais nos dias 28 e 29 de novembro.
A proposta já passou pelas cidades de Uibaí e Nova Fátima, onde foram realizadas oficinas de pintura, rodas de criação coletiva e o lançamento da exposição que integra o projeto. Em cada município, as artistas têm promovido vivências de escuta, troca e experimentação, conectando comunidades através das artes visuais e da ancestralidade afrodiaspórica.
Em Feira de Santana, a programação será iniciada no dia 28/11 (sexta-feira), às 13h, com uma oficina de pintura exclusiva para estudantes do Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho. A atividade tem como objetivo aproximar jovens da linguagem visual contemporânea, compartilhando técnicas utilizadas pelas artistas participantes.
No dia 29/11 (sábado), às 15h, será realizado o lançamento oficial da exposição “3 Olhares Afrodiaspóricos” no MAC – Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira, aberto ao público. A mostra apresenta obras que dialogam com memória, identidade, território e experiências de mulheres negras, propondo uma reflexão sensível sobre ancestralidade e criação colaborativa.
O projeto 3 Olhares Afrodiaspóricos é uma realização contemplada nos editais da Política Nacional Aldir Blanc, com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura, via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal.
Saiba mais sobre o projeto através do perfil oficial no instagram @3olharesafro.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.