“Batuques da Fêra” é conduzido pelo saudoso mestre Bel da Bonita, fundador do grupo
Africania. Em seu trajeto, Bel visita quatro mestres do Samba Rural de Feira de Santana: Cláudio Costa (Angoleiros do Sertão); Chica do Pandeiro e Guda Quixabeira (Quixabeira da Matinha) e; Luizinho dos 8 Baixos (Samba da Praça do Tropeiro). Entre prosas e batuques o filme revela uma cidade diversa e peculiar, no que se refere à cultura do samba de roda.
Com 23 minutos de duração, o filme será lançado no dia 5 de agosto (terça-feira), a partir das 18:30, no Museu Casa do Sertão (Uefs). O evento gratuito fará parte da programação prévia e itinerante do Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (Flifs) e contará com um pocket show de Daniel da Quixabeira e Ramiro Barbosa.
Segundo os diretores Uyatã Rayra e Pedro Patrocínio, a intenção do filme é difundir a cidade enquanto referência cultural: “É preciso confrontar a ideia de que Feira não tem nada e fortalecer o nosso sentimento de pertencimento”.
Flifs 2025
A Flifs acontecerá entre os dias 23 a 28 de setembro, na Praça Padre Ovídio. É uma realização da Uefs e Sesc, em parceria com a Arquidiocese, Prefeitura Municipal de Feira de Santana, Secretarias de Cultura e de Educação/NTE-19, Casa Amarela – Assessoria e Produção, UFRB e Ifba (Campus Feira de Santana).
Programa Bahia Literária
Em 2025, o Festival foi contemplado no Edital de Apoio às Festas, Feiras e Festivais Literários (nº 01/2024), por meio do Programa Bahia Literária, com apoio do Governo do Estado da Bahia, através das Secretarias de Cultura e de Educação, por meio da Fundação Pedro Calmon.
A iniciativa está inserida na modalidade de fomento à execução de ações culturais e se alinha às diretrizes do Decreto Federal nº 11.453/2023, da Política Estadual de Cultura (Lei nº 12.365/2011), do Plano Estadual de Cultura (Lei nº 13.193/2014) e do Plano Estadual de
Educação da Bahia.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.