Agenda Cultural

Mostra da Diversidade Cultural 2024 será realizada de 22 a 24 de novembro

A Mostra é uma realização da ONG Favela é Isso Aí, viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Belgo Arames.

Mostra de Diversidade
Foto: Divulgação

O Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira (MAC) abre as portas mais uma vez para receber a ampla e diversificada programação da Mostra da Diversidade Cultural: Imagens da Cultura Popular. De 22 a 24 de novembro será realizada a edição 2024, com exposições de artes visuais, shows, apresentações de teatro e dança, circo, visitas mediadas e desfiles.

A Mostra é uma realização da ONG Favela é Isso Aí, viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da Belgo Arames. Conta com o apoio da Fundação ArcelorMittal e realização do Ministério da Cultura e Governo Federal. O projeto integra o programa Forma e Transforma e propõe o desenvolvimento local por meio da arte e da cultura. Em Feira de Santana, conta com a parceria da Fundação Egberto Costa e da Prefeitura Municipal.

Mostra de Diversidade
Foto: Divulgação

A cada ano, desde 2018, artistas e grupos inscritos no edital e selecionados participam da Mostra, apresentando seus trabalhos ao público. Clarice Libânio, antropóloga e coordenadora pedagógica do projeto, explica que, nesta edição, além de acolher propostas dos inscritos, a comissão de seleção decidiu apoiar também ações propostas pelos alunos que participaram do curso de produção cultural Balaio de Feira. “Com isso, conseguimos ampliar de 20 projetos, como estava previsto no edital, para 28 atrações na Mostra”, afirma.

Na sexta-feira (22), a programação começa às 19h, com participação das Benzedeiras, seguida pela abertura da Exposição de Artes Visuais, fala dos organizadores e convidados, e encerrando com o show dos músicos Cescé Amorim e Timbaúba.

No sábado (23) se inicia a Feira Baobá, com 11 empreendedoras e artesãs, que acompanha toda a Mostra. Na manhã de sábado, das 9h às 12h, haverá visitas mediadas com grupos e escolas interessadas, que podem se inscrever através do email [email protected].

Já no sábado à tarde a Mostra trará um cortejo coletivo, seguido de apresentações individuais dos grupos Charangada Baiana Afoxé Filhos do O’Guiãn, Moviafro – O Grande Xirê, Samba do Rosário, Desfile de Penteados com Tranças Afro, espetáculo de dança LUVEMBA – Movimentos Ancestrais, e shows de Santini & Trio, Calango Tião e Roberto Kuelho.

No último dia, o domingo (24), o início será às 10h, com Vivi Braz animando a criançada, seguida pelo Torneio de Skate do coletivo H2F, Batalha de dança com o Feira Urban Dance, Batalha de Rima do Portal e a Capoeira Universo Cultural, com a Batalha do Jacaré.

Mostra de Diversidade
Foto: Divulgação

Na parte da tarde de Domingo a programação segue com a animação de Vivi Braz, trazendo ainda para as crianças o Circo Fênix, a apresentação teatral Luquinhas da Feira: O Menino que queria ser Livre, Aula-show com Zé das Congas, show com os Outros Baianos, desfile Drag Power+ e, para encerrar, o grupo Roça Sound.

“Essa edição da Mostra totaliza 135 mil em premiações para artistas e grupos feirenses. A programação está muito atrativa, totalmente gratuita para o público e, com certeza, vai contribuir para a difusão e fortalecimento das artes e da cultura em Feira de Santana”, afirma Luciana Macedo, Gerente de Diversidade, Inclusão e Conexões Sociais da Belgo Arames.

Além da participação na Mostra coletiva, cada artista e grupo vai realizar, posteriormente, também uma ação de replicação, destinada a ensinar e repassar alguma arte, ofício, prática ou tradição ou para a formação de públicos e plateias.

Outro diferencial desta edição é a Exposição coletiva de Artes Visuais, que traz pinturas e gravuras de Felipe Carvalho Cunha em Inquietação, pinturas de Simone Rasslan em Femininu, cordéis de Jurivaldo Alves, e fotografias de Suellen Thaiane em Olhares da Feira. Além destes artistas, os alunos que concluíram o curso Balaio de Feira trazem a exposição “Nós em Fêra: Linguagens artísticas e manifestações culturais em Feira de Santana”, com fotografias que retratam a diversidade de Feira de Santana.

Mostra de Diversidade
Foto: Divulgação

Sobre Favela é Isso Aí

Comemorando 20 anos de atuação, Favela é Isso Aí surgiu como fruto do Guia Cultural de Vilas e Favelas de Belo Horizonte, publicado em agosto de 2004. A associação foi criada com o objetivo de proporcionar a construção da cidadania a partir do apoio e divulgação das ações de arte e cultura das periferias, além de promover geração de renda para os artistas, melhorar as condições do fazer artístico e acesso ao mercado cultural.

Sobre a Belgo Arames

A Belgo Arames é líder brasileira na transformação de arames de aço desde sua criação, fruto da parceria estratégica no Brasil entre a ArcelorMittal e a Bekaert. A empresa atua nos segmentos de Agronegócios, Cercamentos, Construção Civil, Automotivo, Solda, Aplicações Especiais e Indústria Petrolífera, oferecendo um mix de produtos e serviços que atendem com tecnologia de ponta, confiabilidade e qualidade aos mais diversos perfis de clientes.

Sobre a Fundação ArcelorMittal

A Fundação ArcelorMittal é o núcleo de investimento e transformação social do Grupo ArcelorMittal, e sua estratégia principal se divide em três eixos de atuação: educação, cultura e esporte. Por meio de projetos e iniciativas nessas áreas, se propõe a transformar a vida de crianças e jovens de forma coletiva e participativa, compartilhando conhecimento e inovação, contribuindo para a inclusão e a formação de cidadãos para um futuro melhor. Saiba mais em: www.famb.org.br

Sobre o programa Forma e Transforma

Há mais de uma década, o programa Forma e Transforma atua em prol do desenvolvimento da cultura local, promovendo a formação artística e empreendedora, além de valorizar o patrimônio das localidades e estimular o desenvolvimento local por meio da arte e da cultura. O programa atua na realização de editais via Leis de Incentivo à Cultura. 

Serviço:

Mostra da Diversidade Cultural: Imagens da Cultura Popular – Edição Especial Balaio de Feira 2024

Realização: 22 a 24 de novembro no Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira

Informações: https://www.instagram.com/mostraculturafsa/ 

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários