Andrea Matos
Andrea Matos | Foto: Reprodução/Redes Sociais

O Museu de Arte Contemporânea (MAC), em Feira de Santana, recebe entre os dias 1º e 15 de novembro, a Mostra Visual de Teatro e Ancestralidade Andréa Matos, uma homenagem à atriz, poetisa, professora, escritora e referência do teatro negro baiano, Andréa Matos. A artista faleceu em julho deste ano, deixando um legado marcante na cena artística e na luta por representatividade negra nas artes. A abertura da exposição acontece no dia 1º de novembro, às 13h30. A entrada é gratuita.

Promovida pela “Ser”tão Preto Cia. de Teatro, a mostra integra a programação do Novembro Negro e propõe uma verdadeira “gira” de celebração à memória, à cultura e ao legado ancestral deixado por Andréa. A exposição traz ao público uma experiência sensorial e afetiva sobre o teatro negro contemporâneo, reconhecendo sua origem, força e continuidade.

Como parte da programação de abertura, uma roda de conversa será realizada com o tema “Axé no teatro”, com a participação de Fábio Santana, ator e produtor do Bando de Teatro Olodum, e da atriz e diretora Celly Rodrigues. O diálogo vai trazer as raízes afro-brasileiras na cena teatral e as potências criativas que emergem da ancestralidade.

A programação também vai contar com apresentações artísticas, entre elas um momento musical da cantora e professora Taíse Santana, com participação especial da atriz e diretora Keu Costa.

Uma homenagem à baobá Andréa Matos

A mostra é um tributo à memória de Andréa Matos, figura central na construção de uma estética e poética negras no teatro baiano. Sua trajetória como artista e educadora é lembrada com carinho por meio de imagens, sons e registros cênicos, reafirmando a importância da preservação da memória como um ato político e afetivo.

A mostra também destaca o papel do Teatro Experimental do Negro (TEN) e do Bando de Teatro Olodum como referências fundamentais para o surgimento de coletivos como a Cia. “Ser”tão Preto, que atua na Bahia promovendo arte preta de forma potente e comprometida com a ancestralidade.

Serviço:

📍 Mostra Visual de Teatro e Ancestralidade Andréa Matos
🗓️ Abertura: 1º de novembro, às 13h30
🖼️ Visitação: de 1º a 15 de novembro
📌 Local: Museu de Arte Contemporânea (MAC)
🎟️ Entrada gratuita
🔗 Instagram: @sertaopretociadeteatro

Mostra celebra teatro negro e ancestralidade em homenagem a Andréa Matos no MAC
Foto: Divulgação

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.