Festival Literário

Livro infantil que traz a importância da preservação da Caatinga é lançado no Flifs

A 18ª edição da Flifs acontece até o dia 28 de setembro, na Praça Padre Ovídio, no Centro de Feira de Santana.

Leitura: 4 Minutos
Livro infantil que traz a importância da preservação da Caatinga é lançado na Flifs
Foto: Divulgação

O bioma Caatinga ganha uma nova obra infantil que celebra sua biodiversidade e incentiva a preservação. “Vumbora pra Caatinga!”, da pesquisadora e escritora Cristina Romero Ríos, será lançado nesta quinta-feira (25), às 17h, durante a 18ª edição do Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (Flifs). O evento acontece até o dia 28 de setembro, na Praça Padre Ovídio, no Centro de Feira de Santana. A publicação chega ao público pela Editora Zarte.

A obra é uma adaptação do livro “El bosque seco”, publicado originalmente em 2021 pelo Instituto Colombiano de Pesquisa de Recursos Biológicos Alexander von Humboldt e pela Rede Florística de Floresta Tropical Estacional Seca (DRYFLOR). A versão brasileira amplia a reflexão sobre ecossistemas semiáridos, trazendo a Caatinga como protagonista.

Cristina Romero Ríos destaca que a infância é um momento estratégico para a formação de consciência ambiental. “As experiências que temos quando crianças moldam a maneira como pensamos e nos comportamos pelo resto de nossas vidas. É por isso que os livros infantis são uma estratégia poderosa para gerar comportamentos positivos em relação à natureza”, afirma.

A autora explica ainda que tanto os ecossistemas semiáridos do Brasil quanto as florestas secas da Colômbia são ricos em vida, mas não recebem a mesma atenção dada a outros ambientes, como a Amazônia. Segundo ela, esse cenário reforça a necessidade de concentrar esforços na preservação da Caatinga, onde vivem mais de 27 milhões de pessoas que dependem de seus recursos. Foi nesse contexto que aceitou o convite do professor Domingos Cardoso para criar a versão brasileira de El bosque seco, reforçando a importância de projetos que estimulem curiosidade e sensibilidade em relação ao mundo natural.

A adaptação para o público brasileiro tem como objetivo sensibilizar crianças e jovens sobre a importância da Caatinga. Trata-se de um bioma semiárido, exclusivamente brasileiro, caracterizado por um clima quente e seco, onde a vegetação perde as folhas na estação seca, dando origem ao nome “mata branca” em Tupi-Guarani. Ocupando grande parte da região Nordeste, a Caatinga possui uma biodiversidade única e ainda pouco valorizada.

O livro estará disponível durante toda a programação da Flifs, que reúne escritores, pesquisadores, artistas e o público em atividades culturais e educativas.

A publicação da obra contou com financiamento do Programa de Pesquisa em Biodiversidade do Semiárido (PPBio), processo CNPq 441271/2023-5. O PPBio, criado em 2004 pelo então Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), promove pesquisas e a formação de recursos humanos, fortalecendo a produção científica e a preservação da diversidade biológica no Brasil.

“Vumbora pra Caatinga” será distribuído gratuitamente para escolas e bibliotecas, reforçando seu caráter educativo e de acesso público. Logo após o lançamento na FLIFS, a versão e-book estará disponível no site do PPBio Semiárido (ppbiosemiárido.uefs.br). Financiada com recursos públicos, a obra não será comercializada e também contará com exibição em flip mode, possibilitando uma experiência interativa para os leitores.

Serviço:

Evento: Lançamento do livro “Vumbora pra Caatinga!”

Data: 25 de setembro de 2025 (quinta-feira)

Horário: 17h

Local: Praça Padre Ovídio – Centro, Feira de Santana (BA)

Autora: Cristina Romero Ríos

Editora: Zarte

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.