O Kanalha, Calcinha Preta e Jota Quest | Foto: Divulgação/ Redes Sociais
O Kanalha, Calcinha Preta e Jota Quest | Foto: Divulgação/ Redes Sociais

Símbolo de resistência, identidade e protagonismo popular, a Festa de 203 anos de Independência de Itaparica volta a ocupar o centro das atenções do verão baiano em 2026. A poucos dias do início das comemorações, a cidade divulga oficialmente a programação completa da festa, que acontece entre os dias 6 e 11 de janeiro, reunindo atividades cívicas, religiosas, culturais e artísticas e reafirmando o papel histórico do povo itaparicano na luta pela independência da Bahia. Ao longo dos seis dias de programação, o público vai celebrar ao som de grandes nomes da música baiana e brasileira, como Carlinhos Brown, Ludmilla, BaianaSystem, Mari Fernandez, O Kanalha, Luiz Caldas, Toni Garrido, Geraldo Azevedo e Jota Quest.

A programação artística movimenta a cidade a partir do dia 7 de janeiro, data da Independência de Itaparica, com shows realizados no palco montado no Campo Formoso, no Centro Histórico, sempre a partir das 22h. A grade reúne artistas locais e grandes nomes da música baiana e brasileira, que vão transformar a ilha em um grande palco de celebração e alegria e reforçar o caráter democrático da Festa da Independência de Itaparica 2026.

No dia 7 de janeiro (quarta-feira), sobem ao palco Geraldo Azevedo, mestre da MPB e dos ritmos nordestinos, a cantora e compositora Maria Gadú, uma das vozes mais marcantes da nova MPB, o cantor e compositor Toni Garrido, que embala o público com o balanço entre o reggae e a MPB, e o ícone do axé Luiz Caldas, que levará seus sucessos que fazem parte da história da Bahia. A noite de abertura ainda contará com apresentação de banda local, valorizando os talentos da cidade.

No dia 8 de janeiro (quinta-feira), a diversidade sonora toma conta de Itaparica em uma mistura que transita entre a música baiana, o pop e as batidas urbanas. O público vai dançar ao som da banda BaianaSystem, com sua mistura eletrônica e o afrobeat que revolucionou a música baiana, da banda Jota Quest, um dos maiores nomes do pop rock brasileiro, de MC Livinho, destaque do funk nacional, da banda Kart Love, que se destaca pela mistura de ritmos, e do grupo Samba do Peu.

No terceiro dia de festa, 9 de janeiro (sexta-feira), a programação é marcada pela pluralidade de estilos, com shows da banda Calcinha Preta, referência do forró, do cantor O Kanalha, revelação do pagodão baiano com sua batida envolvente e hits que arrastam multidões, e das bandas Unha Pintada, conhecida pelo arrocha romântico, e Mambolada.

Já no dia 10 de janeiro (sábado), a programação promete não deixar ninguém parado, em uma noite marcada por ritmo, dança e muita animação. Sobem ao palco a estrela do pop e do funk nacional Ludmilla, que se apresentará pela primeira vez em Itaparica e levará ao público um show dançante e envolvente, o cantor, compositor e percussionista Carlinhos Brown, com sua inconfundível fusão de ritmos e a energia contagiante de suas apresentações, além da banda Fantasmão, do cantor Danniel Vieira e da banda local Simples e Natural.

Encerrando a programação artística, o dia 11 de janeiro (domingo), contará com shows da cantora Mari Fernandez, fenômeno do forró e do piseiro, da banda  Olodum, símbolo da percussão e da cultura afro-baiana, da banda Benzadeus, que levará o samba da capital federal em uma apresentação cheia de energia e carisma, do cantor Kevi Jhony, um dos principais nomes do arrocha atual, além de banda local, encerrando o evento em clima de celebração.

Tradição e cultura

A Independência de Itaparica mantém vivas suas manifestações cívicas, religiosas e culturais, que preservam a memória histórica e a identidade do povo itaparicano. As festividades têm início no dia 6 de janeiro, com a tradicional puxada do Carro dos Caboclos, no Jardim dos Namorados, às 21h30. O ritual, que atravessa gerações, simboliza resistência, identidade e memória popular, marcando a abertura oficial da programação. O cortejo percorre as ruas do Centro Histórico ainda sem a imagem do Caboclo, acompanhado por moradores que iluminam o trajeto com fachos acesos.

No dia 7 de janeiro, data magna da cidade e da Independência de Itaparica, as celebrações começam logo cedo com o hasteamento da bandeira, às 7h, no Forte de São Lourenço, seguido da missa solene na Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, às 8h. À tarde, às 16h, acontece a puxada do Carro dos Caboclos, um dos momentos mais simbólicos da festa, reunindo moradores, grupos culturais, caboclos, baianas, sambadeiras e capoeiristas em um grande cortejo pelas ruas da cidade. Em seguida, às 17h, será celebrada a oração do Te Deum, na Igreja Matriz.

À noite, às 20h, o público acompanha a apresentação do tradicional Auto da Roubada da Rainha, manifestação cultural que integra o ciclo simbólico da Independência e que também será encenada nos dias 8 e 9 de janeiro, sempre no mesmo horário. O encerramento das manifestações cívicas e religiosas acontece no dia 9 de janeiro, com a última apresentação do Auto da Roubada da Rainha, às 20h, seguida pelo discurso do prefeito, às 21h. Logo após, às 21h30, ocorre a tradicional guardada do Carro dos Caboclos, ritual que marca a despedida simbólica do Caboclo e encerra oficialmente a programação cívica da Independência de Itaparica.

Para o prefeito Zezinho Oliveira, a festa reafirma o lugar de Itaparica na história da Bahia e do Brasil e projeta a cidade para o presente e o futuro. “A Independência de Itaparica é muito mais do que uma festa. Ela representa a coragem, a resistência e o protagonismo do nosso povo na luta pela independência da Bahia e do Brasil. É um momento de celebração, mas também de memória e pertencimento. Preparamos uma programação que valoriza nossa cultura, nossas tradições e, ao mesmo tempo, movimenta a cidade, fortalece o turismo e gera oportunidades para a população. A expectativa é receber moradores e visitantes para viver intensamente esses dias que são tão simbólicos para Itaparica”, destaca.

Leia também: Confira a programação da Festa de 203 anos de Independência de Itaparica

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.