Nesta quinta-feira (2), segundo dia do Fenatifs – Festival Nacional do Teatro Infantil de Feira de Santana, serão apresentados três espetáculos em quatro sessões de exibição. Companhias baianas (Salvador e Ilhéus) e de Porto Alegre (RS) estarão em cena.
Logo pela manhã, às 9h30, no Teatro do Centro de Cultura Amélio Amorim, e também às 14h30 no mesmo local, o Coletivo Cacos (Salvador – BA) encena “Rainha Ratilho”, com a artista mirim e influencer Lilica Rocha.
Entre o mundo do visível e do invisível e ambientado em 2250, a peça distópica narra as aventuras de uma rainha diferente, que acompanhada de um fiel escudeiro, encontra um jeito de encarar com mais leveza a vida em uma sociedade dividida e desigual.
UM CORPO DE PALAVRAS
No Teatro Margarida Ribeiro, às 14h30, será apresentado o espetáculo “Um Corpo de Palavras”, escrito e dirigido por Naiara Gramacho (Ilhéus – BA). A montagem utiliza a linguagem do teatro de sombras para abordar o poder das palavras e seus impactos na formação da identidade, especialmente na infância.
A peça questiona como as palavras podem moldar a visão que as crianças têm de si mesmas ao longo da vida. Através das projeções em tela, conta-se a história de Paula, uma menina cujo corpo se cobre de palavras rótulo quando ouve julgamentos dos adultos.
CRIATURAS DA LITERATURA
Direto de Porto Alegre (RS), a Cia Teatro Lumbra apresenta o espetáculo de sombras “Criaturas da Literatura”. Livremente inspirada em três histórias clássicas da literatura universal – Dom Quixote, Alice no País das Maravilhas e O Pequeno Príncipe, essa montagem propõe uma imersão lúdica ao universo literário que guardamos em nós.
A dramaturgia inclui poucas falas onde cada história surpreende pela poética visual das imagens projetadas em múltiplas telas por meio de uma iluminação desenvolvida especialmente para este gênero teatral. O Teatro Margarida Ribeiro recebe a peça a partir das 19h30.
ACESSIBILIDADE NO FENATIFS
A Cia. Cuca de Teatro mantém o compromisso com a inclusão, sendo pioneira em acessibilidade. O Fenatifs conta com recursos de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e audiodescrição, democratizando o acesso para a comunidade surda e pessoas cegas.
Como acontece todos os anos, o acesso ao festival é gratuito para estudantes da rede pública de ensino e instituições de atendimento social e tem preços populares para estudantes da rede privada e comunidade em geral.
O Fenatifs conta com o apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia, através do Edital Nº 03/ 2023 – Eventos Culturais Calendarizados. O Fenatifs 2025 é uma realização da Cooperativa de Teatro para a Infância e Juventude da Bahia – Cia. Cuca de Teatro.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram