Ney Silva e Rachel Pinto
Ações que a prefeitura de Feira de Santana vem realizando nos últimos três anos para beneficiar e dar proteção às crianças e adolescentes foram avaliadas pelo Unicef na última terça-feira (13).
Um fórum comunitário foi realizado no Centro de Cultura Maestro Miro com a participação de representantes de setores que trabalham na proteção de crianças e adolescentes e foram instalados estandes com variados serviços voltados para esse público. O oficial de comunicação do Unicef na Bahia Bruno Viescilli disse que a partir da avaliação a prefeitura poderá ter um selo da entidade.
“O selo Unicef é uma metodologia e uma iniciativa que os municípios são convidados a participar. Feira de Santana e outros mais de 1.100 municípios do semiárido se inscreveram e toparam esse desafio em 2013. O 2º fórum comunitário é a última etapa mandatória que o município tem que realizar”, observou.
Bruno destacou que o evento foi o momento que o município prestou contas para a população do que foi realizado no sentido de garantir os direitos para a criança e adolescente em três anos e meio de trabalho. Toda documentação enviada pelo município será avaliada e em dezembro sairá o resultado final.
“O grande objetivo não é necessariamente conquistar o selo, é reduzir a desigualdade e garantir que crianças e adolescentes tenham mais acesso aos direitos garantidos pelo estatuto. O selo é um reconhecimento pra os municípios que conseguem uma performance acima da média dos seus pares”, afirmou.
A presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente Maria Regis Ferreira de Lima, ressaltou que o governo municipal vem avançando em projetos para beneficiar crianças e adolescentes, mas é preciso avançar mais.
“De 2003 a 2016 nós tivemos grandes avanços. Construções de creches, vacinação, as escolas de primeiro grau que estão sendo abertas nos bairros mais populosos, a questão dos esportes inclusivos que consideramos um grande avanço. Não estamos 100%, mas precisamos caminhar e melhorar mais”, completou.
O secretário de desenvolvimento social Ildes Ferreira reforçou que a avaliação do Unicef é muito importante para Feira de Santana e é uma grande oportunidade para melhorar a performance e o trabalho voltado para a criança e o adolescente.
“Esse 2º fórum é o último jogo de um campeonato que começou em 2013. Isso foi uma gincana de várias etapas. O Unicef vem fiscalizando, acompanhando e tínhamos que demonstrar que o governo municipal está fazendo o seu dever de casa em relação à criança e ao adolescente. Várias etapas aconteceram e agora está chegando ao final. Estamos nas finais, torcendo para vencer o campeonato. O Unicef é um órgão da ONU e ele vai dizer para o mundo todo que Feira de Santana faz seu dever de casa em relação a criança e ao adolescente. Que está fazendo os programas e o que tem que fazer para atendê-los. Isso acontecendo as portas se abrirão a nível das políticas do estado e federal”, concluiu.