Andrea Trindade
O líder comunitário Jonas Souza de Jesus, conhecido como Tio Jonas, 56 anos, foi condenado a nove anos e onze meses de prisão por estupro de vulnerável, e sairá do Conjunto Penal de Feira de Santana na manhã desta terça-feira (12) para recorrer da decisão em liberdade. A condenação do Juiz Armando Duarte Mesquita Júnior foi publicada ontem (11).
O advogado Marco Aurélio Gomes informou ao Acorda Cidade que o tribunal permite apresentação de recursos de apelação no tribunal com o réu em liberdade.
“Estou convicto de que podemos reverter o caso, mas prefiro não comentar a decisão do juiz. Existe um entendimento recente de que apenas se for confirmada a condenação, a prisão poderá ser aplicada automaticamente, mas isso depende do caso. Não é mais uma obrigatoriedade de todo caso. O supremo permitiu que cada caso seja avaliado”, enfatizou.
Jonas Souza foi preso no dia 20 de agosto de 2015, conseguiu liberdade provisória no dia 10 de setembro do mesmo ano e após 15 dias de liberdade voltou para o Conjunto Penal de Feira de Santana. Segundo o Ministério Público, o líder comunitário descumpriu determinações da justiça, como se aproximar da família da vítima. Ele retornou ao presídio no dia 25 de setembro do ano passado, onde permaneceu preso aguardando a decisão do juiz.
Com informações do repórter Aldo Matos do Acorda Cidade
Leia também:
Diretor de creche é preso acusado de abuso sexual
Advogada vai pedir revogação da prisão preventiva de diretor de creche
Diretor de creche acusado de estupro tem prisão preventiva revogada
Advogado apresenta alegações finais da defesa de Tio Jonas
Moradores da Conceição fazem manifestação contra prisão de diretor de creche
Diretor de creche volta para a prisão após denúncia de ameaça
Manifestação: moradores pedem liberdade de diretor de creche