Feira de Santana

Barraqueiros da Sales Barbosa se defendem e criticam estrutura do Corpo de Bombeiros e Embasa

A ambulante Ana Paula Araújo, que trabalha no local há mais de 12 anos, diz que ninguém questionou a Embasa por não ter hidrantes suficientes para conter um incêndio de maior proporção e nem o Corpo de Bombeiros.

Daniela Cardoso

Atualizada às 16:58

Após o incêndio que atingiu lojas nas ruas Tertuliano Carneiro e Sales Barbosa no dia 1º de julho, foram realizadas reuniões para discutir a retirada das barracas da Rua Sales Barbosa. O major Tarcísio, do Corpo de Bombeiros, chegou a afirmar que a Sales Barbosa é uma bomba-relógio que pode explodir a qualquer momento, por entender que, se houver um incêndio em uma das lojas, o Corpo de Bombeiros não tem espaço para trabalhar, já que as barracas são fixas e tomam espaço na calçada da rua.

Insatisfeitos com a situação, os barraqueiros afirmam que a culpa do incêndio nas lojas da Rua Tertuliano Carneiro não é deles e sim da falta de estrutura do Corpo de Bombeiros e também da Embasa, por falta de hidrantes no calçadão da Rua Sales Barbosa.

A ambulante Ana Paula Araújo, que trabalha no local há mais de 12 anos, diz que ninguém questionou a Embasa por não ter hidrantes suficientes para conter um incêndio de maior proporção e nem o Corpo de Bombeiros, que, segundo ela, não tem o suporte necessário para apagar as chamas. Ela destaca que a medida principal deve ser evitar que o incêndio aconteça, através de fiscalização nas instalações das lojas.

“Tem uma escada no Corpo de Bombeiros que se encontra quebrada há 15 anos, então não estão resolvendo o principal, que é evitar o incêndio. Se tiver um incêndio de maiores proporções não há como ser apagado, já que não tem estrutura na cidade para isso. O que precisa não é retirar as barracas e sim evitar que aconteçam os incêndios. Se retirar as barracas e não tiver hidrantes necessários, não tiver o suporte do Corpo de Bombeiros, não vai adiantar ter o espaço, pois não vão conseguir apagar o fogo. Estão querendo tirar o lado mais fraco, jogando a culpa nos barraqueiros”, afirmou.

Joseval Silva, que também trabalha na Sales Barbosa, disse não acreditar que as barracas dificultam as coisas. Ele considera que a maior dificuldade é a falta de hidrantes, além da falta de estrutura das lojas da Sales Barbosa.

“Essas lojas são casarões velhos. O pessoal chega faz uma fachada, mas não tem infraestrutura e por conta disso ocorrem os incêndios. Com os barraqueiros nunca teve incêndio, mas nas lojas sempre acontecem, pois os donos fazem só a fachada e esquecem o restante”, disse.

O ambulante Jean Pierre da Silva classificou como injustas as afirmações contra os barraqueiros que trabalham na Sales Barbosa. “Tudo que acontece nas lojas colocam a culpa nos barraqueiros. Somos comerciantes, pais de famílias, com responsabilidade. Sobre o que o Major falou, que aqui é uma bomba-relógio, ele deve envolver tanto as barracas como as lojas”, afirmou.