Saúde

Mudança na distribuição de vacina contra meningite

Como o surto ainda é recente, o trabalho de imunização contra a doença ainda está sendo concentrado na capital baiana através das campanhas de imunização. Por conta desta nova estratégia, em algumas unidades de saúde pública municipais a vacina está em falta.

Mudança na distribuição de vacina contra meningite Mudança na distribuição de vacina contra meningite Mudança na distribuição de vacina contra meningite Mudança na distribuição de vacina contra meningite

Acorda Cidade

A quantidade de vacinas contra a meningite tipo C, enviadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesab) a 2ª Diretoria Regional de Saúde (2ª Dires), foi reduzida nos últimos meses. A mudança ocorreu por conta do surto da doença que houve na cidade de Salvador no primeiro semestre deste ano. Como o surto ainda é recente, o trabalho de imunização contra a doença ainda está sendo concentrado na capital baiana através das campanhas de imunização.

Por conta desta nova estratégia, em algumas unidades de saúde pública municipais a vacina está em falta. Segundo a enfermeira da Rede de Frio da Secretária Municipal de Saúde, Kátia Ferraz, os riscos de a doença acontecer em Feira de Santana são reduzidos. “Com o fim do inverno o registro de doenças respiratórias diminuem. Como a meningite é transmitida pelas vias respiratórias, os riscos de ocorrer casos da doença são cada vez menores”, destaca.

Mesmo assim, é importante conhecer alguns sintomas da meningite. Caso ocorra febre alta, dor de cabeça súbita, vômitos e rigidez de nuca o serviço médico deve ser procurado. As pessoas que desejarem mais informações sobre a doença, podem ligar para o número do Alô Saúde,  0800 284 6656, ou entrar em contato com a Divisão de Vigilância Epidemiológica através dos telefones (75) 3612-6640 e (75) 3612-6641.