Ney Silva e Rachel Pinto

Representantes de entidades de classe de Feira de Santana vão criar um grupo de gestão de crise para verificar situações que tragam perigo para a comunidade principalmente situação relacionada a incêndios.

A decisão de criação do grupo foi uma sugestão do deputado estadual José Neto. O evento aconteceu em um hotel da cidade e contou com a participação do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Luis Mercês; do presidente da Associação Comercial de Feira de Santana (Acefs), Marcelo Alexandrino; Sindicato dos Comerciários, Délcio Mendes Barbosa; Associação dos Comerciantes do Feiraguay, Rodigo Sodré; Comandante do CPRL (Comando de Policiamento Regional Leste), coronel Adelmário Xavier; major Tarcísio, comandante do 2º Gupamento de Bombeiros Militares e um representante da Embasa.

O grupo terá uma ação imediata. Entre as propostas apresentadas estão a instalação de um grupamento de bombeiros no centro da cidade, transferência da 64ª CIPM ( 64ª Companhia Independente de Polícia Militar) também para o centro, um levantamento de locais de riscos de incêndio e que o grupo de gestão seja formalizado como pessoa jurídica.

O major Lucio José confirma que está em busca de um local no centro da cidade para instalar a sede da companhia.

“Se isso ocorrer vamos estar mais próximos do meu cliente final que é o público que vem ao centro. Já estamos observando áreas e isso é extremante importante”, disse.

O presidente do Sindicato do Comércio, José Carlos Moraes Lima, disse que a criação desse grupo de gestão de crise é uma iniciativa interessante. “Já poderia ter se tomado essa iniciativa há muito tempo", destaca.

O presidente da Acefs, Marcelo Alexandrino, concorda com a criação do grupo, mas acha que seria importante que a coordenação ficasse com o poder público.

"Nós precisamos ter um gabinete de gestão de crise para resolver problemas como esse do incêndio que causou muitos prejuízos”, afirmou.

O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado José Neto, explica que esse grupo a ser criado terá personalidade jurídica podendo discutir e dar encaminhamento a qualquer situação na cidade.

”Todos temos que nos reunir em torno de um projeto pra essa cidade", pontuou José Neto.

Ele acrescentou ainda que de forma urgente é necessário se fazer uma inspeção em locais da cidade que são mais vulneráveis a ocorrência de incêndios.

O deputado afirmou que na Sales Barbosa as barracas representam perigo por causa da instalação elétrica e precisam ser avaliadas.

Fotos: Ney Silva/Acorda Cidade