Acorda Cidade
Uma onda azul fluorescente foi vista na madrugada deste domingo (26) em uma praia de Santos, interior de São Paulo. O fenômeno foi flagrado por um morador da cidade, que filmou a onda colorida.
O comerciante Thiago Lemos 'Flipper' estava com os amigos à beira mar quando viu uma luz azul vindo da água, por volta das 2h, e ficou bastante surpreso. Além dele, um grupo de remadores da cidade afirmaram ter visto o fenômeno luminoso na última quinta-feira (23). Um professor de stand-up paddle, Mário Cavaco, disse que pratica o esporte há 9 anos na região e já viu a luz várias vezes, mas não de uma maneira tão intensa como foi no domingo.
De acordo com o portal G1, especialistas afirmam que o fenômeno é causado por um efeito biológico chamado bioluminescência e ocorre quando criaturas marinhas microscópicas ficam agrupadas e agitadas. Segundo o biológo do Instituto Gremar, Thiago Nascimento, o efeito luminoso ocorre por conta do agito das ondas do mar.