Daniela Cardoso
Com o objetivo de qualificar e sensibilizar profissionais de saúde quanto a notificação de violência contra o idoso, foi realizado em Feira de Santana o segundo seminário de violência contra a pessoa idosa. De acordo com a enfermeira, Isabela Machado Soares, participaram do evento representantes do Cras, Creas e do Conselho do Idoso, que são órgãos que recebem denúncias de violência contra a pessoa idosa e que fazem visitas para verificar se existe fundamento na denúncia.
Isabela Machado Soares afirmou que cada dia que passa o nível de violência contra o idoso tem aumentado, principalmente a psicológica e o abandono, que é a negligencia familiar. Ela afirma que um dos indícios de que o idoso está sofrendo violência é o isolamento da sociedade.
“O idoso tem algumas necessidades e precisa da ajuda de alguns familiares, mas muitas vezes eles são abandonados. Na maioria dos tipos de violência, o primeiro sintoma é a depressão. Quando o idoso começa a se isolar da sociedade é um indício de que está acontecendo algum tipo de violência, então o que chama a atenção dos profissionais da atenção básica quando fazemos visitas domiciliares é o meio que esse idoso está vivendo para dali a gente tirar algumas possibilidades”, afirmou.
As informações são do repórter Ney Silva do Acorda Cidade