Rachel Pinto
O grande volume de água da Lagoa Grande, em Feira de Santana e a grande incidência de peixes vivendo no local continua atraindo muitas pessoas para a atividade de pescaria.
O pescador "Paraíba" é uma dessas pessoas que frequenta a lagoa regularmente em busca de peixes. Na manhã desta quarta-feira (8), ele chegou cedo ao local e disse que o objetivo era pescar tilápias com tarrafa e bóia para o seu criatório pessoal. De acordo com ele, os peixes também são destinados para o consumo próprio e para a venda, dependendo da quantidade pescada.
“Hoje eu estou levando para fazer criatório. Pesco para consumo próprio e quando eu pego muito eu vendo. A corda de peixes custa R$ 15,00. Aqui todo dia vem muita gente para pescar, tem peixe até de um palmo”, contou.
O pescador disse que também é comum ver jacarés no local. Ele garantiu que não sente medo dos animais e que eles não atrapalham a pescaria.
Questionado sobre a qualidade dos peixes da lagoa “Paraíba” contou que considera os peixes bons para o consumo e para a alimentação. “Todo mundo come desse peixe, aqui tem dia que tem mais de 200 pescadores. Todo mundo consome desse peixe”.
Revitalização
A obra da Lagoa Grande ainda não está concluída e o local não está totalmente revitalizado. Há indícios de poluição e dejetos de diversos locais da cidade.
Quando a obra for finalizada a pesca ficará definitivamente proibida e a Lagoa Grande será um espaço para de lazer, prática esporte e visitação da comunidade feirense.
Com informações e fotos do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.