Feira de Santana

Mutirão social beneficiou cerca de 3 mil pessoas em Feira de Santana

Na oportunidade a Coelba realizou a troca de 320 geladeiras usadas por equipamentos novos, para pessoas de baixa renda.

Laiane Cruz e Ed Santos

Cerca de três mil moradores de Feira de Santana e região tiveram acesso na manhã deste sábado (4) a serviços sociais, jurídicos, de saúde, e atividades de esporte e lazer, oferecidos pelo Mutirão Social do Pacto pela Vida, que faz parte do Portal do Sertão. As ações foram realizadas no Centro Social Urbano (CSU), localizado na Rua Tostão, no bairro Cidade Nova.

A iniciativa é da Câmara Setorial de Prevenção Social (CSPS), sob a coordenação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), em articulação com diversas secretarias de Estado, órgãos municipais, Defensoria Pública, Ministério Público, entre outras instituições.

Na oportunidade a Coelba realizou a troca de 320 geladeiras usadas por equipamentos novos, para pessoas de baixa renda. A ação faz parte da estratégia da empresa de economia de energia.

De acordo com o Secretário de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social está dentro da estratégia da política de segurança pública do estado da Bahia. “Para além da repressão e da ação policial, o governador considera importante a prevenção social. Este mutirão cumpre este papel”, afirmou.

Conforme Geraldo Reis, este mutirão está sendo realizado em várias cidades. “São mais seis territórios de identidade. Temos ainda Alagoinhas, Serrinha, Vitória da Conquista, Itabuna, sobre as vinte maiores cidades, que são estratégicas, principalmente do ponto de vista da violência e da criminalidade”.

O deputado Zé Neto destacou a importância de se buscar a prevenção, a atenção social e a proximidade das comunidades.

O diretor do Centro Social Urbano, José Rocha, avaliou a ação como positiva. Ele afirma que cerca de 3 mil pessoas passaram pelo local e dava para ver a alegria no rosto delas ao receberem os serviços. “Nós estamos há uma semana com multidões aqui. Isso significa que estão sendo atendidas as pessoas carentes. E nós estamos muito felizes. Feira de Santana ganhou nesses oito dias um presente”, salientou.

Morador do bairro Cidade Nova, Pedro Henrique de Oliveira foi até o CSU para realizar a troca da sua geladeira. Ele contou que a geladeira dele estava bastante estragada e consumia muita energia. O beneficiado considerou esta uma boa ação da Coelba para beneficiar as famílias carentes. “Fui bem atendido, gostei do serviço, achei uma ação maravilhosa”, disse.