Meio Ambiente

Prefeito de Feira de Santana institui comitê municipal de políticas sustentáveis

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) também vai integrar o comitê. Para o reitor da instituição, Evandro Nascimento, Feira de Santana precisa pensar o seu desenvolvimento para as próximas décadas na perspectiva sustentável.

Rachel Pinto

O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, instituiu nesta sexta-feira (3), durante o 2º Seminário de Meio Ambiente, realizado no Teatro Margarida Ribeiro, a criação do comitê municipal de políticas sustentáveis. O secretário de meio ambiente Maurício Carvalho disse que a iniciativa é uma demonstração da democracia e da cidadania, com a participação da sociedade e o desenvolvimento de Feira de Santana e diversas políticas públicas tem ligação direta com o comitê.

“A importância desse comitê é uma demonstração enorme de democracia e cidadania. Hoje nós temos que buscar o desenvolvimento com a sustentabilidade das cidades. Não podemos ter um desenvolvimento isolado e Feira de Santana está dentro desse contexto. Estamos discutindo o plano diretor, mobilidade urbana, gerenciamento dos resíduos e várias políticas públicas ligadas a sustentabilidade. O comitê será um fórum importantíssimo de debate e encaminhamento de ações que vão agregar na sua composição todas as secretarias, todos os órgãos da administração direta e indireta do município, estaduais e federais”, afirmou.

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) também vai integrar o comitê. Para o reitor da instituição, Evandro Nascimento, Feira de Santana precisa pensar o seu desenvolvimento para as próximas décadas na perspectiva sustentável. Ele destacou que isso vai permitir uma discussão mais estruturada e mais sistematizada de políticas ligadas ao urbanismo, gestão de resíduos sólidos, mobilidade urbana e questões ambientais.

“Um comitê como esse tem um potencial enorme para traçar políticas que permitam que a economia, que a cultura, que o desenvolvimento social, industrial e econômico da cidade possam caminhar no sentido de  mais sustentabilidade e menos vulnerabilidade ambiental”, finalizou.

O 2º Seminário de Meio Ambiente contou com palestras das professoras da Uefs, Sandra Medeiros, que abordou sobre “Expansão urbana, industrial e comercial de Feira de Santana”, e Rosângela Leal, que explanou sobre “Zoneamento ecológico econômico”. Também houve o lançamento do livro: "Tem Morcego no meu Telhado", obra infanto juvenil, sobre questões ecológicas.

Com informações e fotos do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.