Acorda Cidade
Única representante da Perícia Oficial Baiana na 27ª Conferência de Identificação de Vítimas de Desastres (DVI) da Interpol, a perita odonto legal do Departamento de Polícia Técnica da Bahia (DPT), Jamilly de Oliveira Musse integrou a delegação do Brasil no evento. A delegação brasileira teve também a participação dos professores Jeidson Marques, da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs); Ricardo Henrique Alves da Silva (USP – Ribeirão Preto); e Ademir Franco (Curitiba).
A conferência foi realizada nos dias 24, 25 e 26 de maio, em Lyon, na França, com a presença de especialistas forenses de diversas várias áreas, possibilitando a integração e troca de experiências entre os representantes dos 190 países que compõem a Organização Internacional de Polícia Criminal, conhecida por Interpol.
“Participar deste tipo de atividade nos prepara para lidar com situações de desastres, sobretudo, num período que antecede as Olimpíadas, quando o nosso País receberá muitos turistas”, pontuou Jamilly. A pauta da conferência incluiu adequação de protocolos de atuação buscando padronização internacional, discussões sobre manuais e a necessidade de realização de treinamento para identificar vítimas de desastres em massa.