Acorda Cidade
“Eu visualizei o meu futuro daqui a cinco anos e tive certeza de que estou fazendo a escolha certa”. A declaração, cheia de entusiasmo da estudante de Bianca Lima Silva, de 19 anos demonstra o sentimento dos mais de 100 alunos de Enfermagem e Biomedicina da FTC Feira de Santana, que receberam o jaleco na noite de segunda-feira (16). A cerimônia, foi presidida pelo diretor geral da Instituição, professor Cristiano Lôbo.
A cerimônia, que contou com a presença de professores, coordenadores e familiares dos estudantes, simboliza o ingresso na área de saúde. “É o meu futuro que começa aqui”, disse Bianca, já prevendo como será a sua atuação quando concluir o curso, dentro de cinco anos. Com esse mesmo entusiasmo e um sorriso estampado no rosto, João Albert Miranda dos Santos, de 17 anos, também festejou.
Orgulhoso, o menino de apenas 17 anos, dividiu com a irmã Jeiane, de 15, a emoção do momento. João Albert contou que no início teve dúvidas entre Enfermagem e Direito, mas tem mais. “É inesquecível”, definiu, depois de ouvir atentamente as orientações do professor Cristiano Lôbo. “Vocês vão lidar com vidas de pessoas; é preciso muita dedicação”, recomendou na abertura do evento.
Lembrando que a FTC é uma Instituição pioneira em Feira de Santana, atuando há 16 anos, Cristiano Lôbo citou que grandes profissionais já foram apresentados ao mercado de trabalho na área de saúde e reafirmou que essa formação só é possível por meio de muito estudo e comprometimento. “O caminho para a mudança do cenário do país é a educação”, reafirmou.
Participaram da solenidade ainda a diretora adjunta da FTC Feira de Santana, professora Marcly Amorim Pizzani, o coordenador do curso de Administração, André Kaercher que fez uma palestra para os estudantes, e a coordenadora dos cursos de Enfermagem e Biomedicina, professora Hayana Leal Barbosa. Também estiveram presentes os professores dos cursos e familiares dos alunos.
começo de uma nova fase de minha vida, talvez a mais importante”, afirmou Geovana Gomes. Aos 19 anos, ela não tem a menor dúvida de que fez a escolha certa e já sabe até a área da Biomedicina que vai atuar: citopatologia oncótica. O seu colega de curso, Fábio Souza, 23 anos, também vê o momento como o “marco inicial” de sua história profissional e elogiou a FTC pela iniciativa: “É uma forma diferente de nos apresentar um novo mundo”, definiu.
Para Michele Pamponet, 19 anos, cursar Enfermagem é um sonho que virou projeto de vida e a cada dia a expectativa é maior. Já Wilson dos Santos, 21 anos, a possibilidade de unir o cuidado com o corpo e a alegria é o maior atrativo do curso de Educação Física. Ele contou que já tinha visto em vídeos a cerimônia de entrega do jaleco. “Mas nada se compara à emoção de estar aqui”, observou.
E foi nesse clima que os estudantes assistiram a palestra do professor André Karecher, que falou sobre a importância da formação continuada para se tornar um profissional diferenciado no mercado de trabalho; se divertiram com os vídeos das turmas; curtiram as apresentações musicais dos colegas; viram um verdadeiro show de capoeira da academia ACDA; e se emocionaram com a cerimônia da lâmpada, representação simbólica da profissão de enfermeiro.
Da coordenadora do curso de Enfermagem, professora Hayana Barbosa, os alunos ouviram, atentos, a recomendação: “O jaleco simboliza o compromisso com a vida e a profissão e não pode se usado indevidamente”. Foi ela quem lembrou a história de Florence Nightingale, uma enfermeira britânica que ficou famosa por ser pioneira no tratamento a feridos durante a Guerra da Crimeia, que envolveu as principais potências europeias. A sua atuação reduziu o índice de mortalidade de soldados de 40% para 2%.
O diretor da Faculdade, professor Cristiano Lôbo, também destacou a importância da cerimônia para os estudantes, ao assumirem o compromisso com aquilo que se propõem a fazer. “Pontes são construídas, parcerias são firmadas e projetos são consolidadas”, afirmou, destacando que o momento é significativo também para a instituição, “pelo compromisso com a qualidade do ensino na busca incessante do conhecimento e a formação profissional”.
Participaram da cerimônia professores e coordenadores dos três cursos, bem como profissionais de outras áreas do conhecimento. A mesa foi composta pelo diretor da unidade, as coordenadoras dos colegiados de Enfermagem e Biomedicina, Hayana Leal Barbosa, e de Educação Física, Cristina Borges Goes; mais o professor André Kaercher, palestrante da noite, que é coordenador do curso de Administração, e as professoras Helle Nice Terrível e Leila Falcão de Carvalho.