Feira de Santana

Funcionários de empresa de call center reclamam de salários atrasados e paralisam as atividades

Eles disseram que só voltam às atividades quando a situação for resolvida.

Rachel Pinto

Insatisfeitos com o atraso dos salários e algumas condições de trabalho, um grupo de funcionários da empresa de call center Tel Telemática realizou na manhã desta terça-feira (10), na Vila Olímpia, em Feira de Santana, uma manifestação para reivindicar seus direitos.

Uma funcionária que não quis se identificar disse que hoje completam sete dias úteis que o salário de alguns trabalhadores não foi depositado. De acordo com ela, essa situação nunca aconteceu e mesmo a gerência da empresa garantindo na última sexta-feira (6) que o salário seria pago, o depósito não aconteceu. Ela disse que os trabalhadores estão preocupados com suas contas que já estão atrasadas e somam-se aos juros a pagar.

“Esta manifestação é porque a empresa tem até o quinto dia útil para pagar os salários e hoje já estamos no sétimo dia e nada foi pago. Eu quero o meu dinheiro”, disse a funcionária que não quis se identificar.

De acordo com a funcionária, cerca de 30% dos trabalhadores pararam as atividades. Ela afirmou que estão sem receber salários os funcionários que têm conta no HSBC e que os demais que tem contas em outros bancos não passaram por esse problema. Ela informou que a empresa disse que os salários são depositados no banco Itaú e este em seguida repassa para os demais bancos. O problema aconteceu apenas com as pessoas que têm conta no HSBC.

“A gente aguardou e foi feito um acordo que se não entrasse o salário na segunda-feira em todos os bancos a gente ia parar. Entraram em alguns bancos, porém no HSBC não e todo mundo que está aqui manifestando é do HSBC. Eles falam que passam o dinheiro para o Itaú para ele distribuir para outros bancos”, completou.

Condições de trabalho

Além do problema do atraso de salários, que de acordo com os funcionários, foi a primeira vez que aconteceu um atraso dessa natureza, muitos trabalhadores disseram ao Acorda Cidade que estão saturados e que sofrem com as condições de trabalho da Tel Telemática.

As reclamações são sobre a falta de estrutura do refeitório, a rotina intensa de trabalho e a falta de intervalos. Sobre as pausas indevidas que a empresa questiona que atrapalha o trabalho, alguns funcionários afirmaram que as pausas acontecem por questões de revolta pelas condições de trabalho e não são uma forma de punir a empresa. Segundo eles, as pausas indevidas são uma forma de proteção das medidas abusivas que muitos têm passado.

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“As pessoas ficam no banheiro por revolta. Não é questão de punir a empresa. É uma forma da gente se proteger contra as medidas abusivas que estamos passando. Atendemos uma ligação atrás da outra. Aqui tem quatro micro-ondas apenas e é uma fila imensa. Esquentamos a comida e comemos no chão da calçada. O teto desabou semana passada e houve uma ala que foi interditada. Até rato do telhado saiu. A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) chegou aqui e disse que viu uma empresa favorável para o trabalho. Todo mundo sorrindo e alegre. A gente vai trabalhar chorando? Ninguém sabe o que a gente passa aqui ”, desabafou.

O grupo de funcionários que participou da manifestação fez questão de destacar que eles não estão em greve e pararam as atividades pelo motivo do atraso dos salários. Eles disseram que só voltaam às atividades quando a situação for resolvida.

Resposta da empresa

Em nota de esclarecimento enviada à redação do Acorda Cidade a Tel Telemática disse que fatores sistêmicos ocasionaram problemas na transferência dos salários dos funcionários e o processamento da folha de pagamento. Leia a nota na íntegra:

Nota de Esclarecimento:

Regularização de Pagamento do Salário

A Tel esclarece que fatores sistêmicos culminaram em problemas na transferência de valores e processamento da folha de pagamento em um dos bancos cadastrados, impossibilitando que alguns funcionários titulares de conta salário ou corrente nessa instituição visualizassem os créditos salariais.

Em tempo, a empresa informa que, mesmo ainda desconhecida a causa da falha, o processamento da folha pelo banco já encontra-se em andamento, de forma que os valores estão sendo disponibilizados nas contas desde às 12h desta terça-feira (10).

Nesse sentido, a Tel reforça o compromisso em garantir os direitos trabalhistas dos seus colaboradores, prática adotada pela mesma ao longo de mais de 26 anos no mercado.

Reitera também a gratidão pela compreensão dos colaboradores comprometidos com suas atividades e com a empresa e que compartilham seus princípios e filosofia.

 

Com informações e fotos do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.