Feira de Santana

Agentes de Saúde de Feira de Santana se preparam para paralisação nacional

Entre as reivindicações estão a aprovação da aposentadoria especial, inclusão na NR15 e aumento do piso salarial.

Andrea Trindade

Em uma assembleia extraordinária realizada na última sexta-feira (6), agentes de comunitários de saúde de Feira de Santana definiram as ações a serem realizadas na cidade durante a paralisação nacional que acontecerá no próximo dia 18 de maio.

O encontro aconteceu na sede da Euterpe Feirense, na Rua Conselheiro Franco, Centro. De acordo com o presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Feira de Santana, Nelson Rosário, também foi abordado o piso salarial da categoria.

“Passamos todos os informes da nacional. Estivemos em um congresso nacional em Fortaleza, em abril, e estamos traçando as metas para Feira de Santana visto que dia 18 teremos uma paralisação nacional. Entre as reivindicações estão a aprovação da aposentadoria especial para a categoria de 19 a 25 anos, inclusão na NR15 que se refere às insalubridades, e também a questão do piso nacional, saindo de 1.014 para 1.210 reais. Em Feira em média 950 agentes que estão na ativa, serão contemplados com o novo piso, na prefeitura, que passaram no concurso, são 1.038, mas no Brasil são no total são 360 mil”, informou.

Nelson explicou que os ACSs tem um papel importante na comunidade. “ Os agentes trabalham com todos os indivíduo desde a criança, ao adulto, hipertensos, idosos, trazendo a prevenção para eles”, afirma.

Saiba um pouco mais sobre o papel dos agentes de saúde aqui

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade