Acorda Cidade
Durante a gestação, é muito importante que mulheres grávidas dediquem algum tempo a atividades físicas que trazem benefícios tanto para a mãe quanto para o bebê. No entanto, é preciso cautela na hora de escolher um exercício que traga resultados positivos e que não sobrecarregue as articulações.
Uma ótima escolha de atividade física para mulheres grávidas é apostar nas caminhadas. O principal diferencial desse tipo de exercício, quando comparado com outras possibilidades, é que o andar pode ser indicado tanto para mulheres sedentárias quanto para as já habituadas à prática de esportes.
O mais importante: a caminhada pode ser praticada – com intensidades diferentes – durante todo o período gestacional.
Com muitos benefícios para a saúde, a caminhada ajuda a controlar o peso, evita o inchaço excessivo das pernas e pés, melhora o equilíbrio e ainda fortalece os músculos, principalmente os do quadril e das pernas.
Outro ponto positivo das caminhadas é a melhora da postura corporal e o fortalecimento da região posterior como um todo, diminuindo as dores nas costas, tão comuns em gestantes. Usualmente, os médicos recomendam treinos de 15 a 40 minutos por dia, de 3 a 5 vezes por semana, mas é essencial a consulta com o obstetra antes de iniciar as caminhadas.
No geral, a grávida deve caminhar distâncias mais curtas e seguindo um ritmo leve nos primeiros meses de gestação, quando os riscos de aborto são maiores, e também na reta final, devido ao desconforto que a barriga traz à mulher e às dificuldades de movimentação.
De qualquer forma, as caminhadas são atividades democráticas, podendo ser praticadas por qualquer mulher, mas é preciso estar atenta a alguns detalhes.
Após consultar o obstetra e ser liberada para a prática da caminhada, a gestante deve providenciar roupas e calçados adequados para o exercício, sempre se adaptando às condições climáticas e aos percalços do trajeto.
Especialistas alertam que usar tênis inapropriados pode comprometer as pernas e músculos e aumentar as chances de quedas e torções, bastante perigosas durante a gestação. Calçados muito apertados podem causar a má circulação sanguínea e aumentar os inchaços e a possibilidade de desenvolver varizes.
Para escolher o modelo certo, aconselha-se um exame que identifica a pisada da gestante. O teste avalia características específicas do sistema locomotor como flexibilidade, equilíbrio, força muscular e postura corporal.
E para que as mamães não cometam erros, elas devem procurar um especialista que irá mapear a distribuição da carga na sola do pé da pessoa enquanto ela caminha.
De qualquer forma, para evitar os desconfortos na caminhada, é sugerido às futuras mães que escolham um par de tênis com suporte para a sola dos pés, como o Mizuno Prophecy 4, já que quanto mais larga a base do calçado, maior estabilidade e equilíbrio são oferecidas à mulher.