Feira de Santana

Prefeitura realiza licitação para contratar 223 vigilantes

O secretário disse que há pressa na contratação desses profissionais de segurança. O resultado pode ser divulgado no mesmo dia do processo de licitação.

Prefeitura realiza licitação para contratar 223 vigilantes Prefeitura realiza licitação para contratar 223 vigilantes Prefeitura realiza licitação para contratar 223 vigilantes Prefeitura realiza licitação para contratar 223 vigilantes

Williany Brito

Para oferecer maior segurança às escolas municipais de Feira de Santana, a Prefeitura realiza, no dia 03 de setembro, licitação para contratar empresa que vai ficar responsável pela vigilância das unidades educacionais da região. Serão disponibilizadas 223 vagas para o cargo de vigilante.

A segurança foi uma das reivindicações dos professores. “A partir desse processo licitatório, vamos ter pessoas qualificadas para atender as unidades escolares, que só possuem porteiros”, garantiu o secretário de Educação, José Raimundo Azevedo, em entrevista ao Acorda Cidade. Inicialmente, convocação seria para o dia 23 deste mês, mas, em decorrência de problemas técnicos, teve que ser adiada.

O resultado pode ser divulgado no mesmo dia do processo de licitação, segundo o secretário. “Se tudo ocorrer bem, o resultado vai ser divulgado ainda no dia 03, e os 223 vigilantes contratados já começam a trabalhar ainda no mês de setembro. Mas, caso haja impugnação, pode sair em 15 a 20 dias”, explicou.

O secretário disse que há pressa na contratação desses profissionais de segurança. Ele lembrou do episódio de violência acontecido na última quarta-feira (25), na Escola Municipal João Macário Ataíde – situada no Sítio Rosário Lagoa das Pedras. “Um assaltante invadiu a unidade e agrediu três professoras com uma faca diante de vários alunos. Isso é muito preocupante, e precisamos resolver o mais rápido possível”, disse José Raimundo.

Papel da empresa vencedora da licitação

Segundo o secretário, a guarda municipal é insuficiente para também atuar nas 213 escolas do município. “A guarda não tem condições de atender, com um número pequeno de homens, todas as escolas. Por isso, vamos fazer o processo licitatório”, explicou.

A empresa vencedora da licitação vai ficar responsável pela vigilância das unidades educacionais da região. De acordo com o secretário, a firma vai ter que colocar 223 vigilantes a disposição. “A responsabilidade dessas escolas passa ser da empresa. Com isso, vamos acabar com o problema da violência, que vem afligindo os professores, que se recusam a lecionar em determinadas escolas”, disse. (As informações são do repórter Paulo José, do programa Acorda Cidade)