Daniela Cardoso

Cerca de 50 pacientes com intoxicação alcoólica foram atendidos no posto da secretaria municipal de Saúde, montado no circuito da Micareta de Feira de Santana.

Desse total, 60% foram mulheres, segundo informou um dos coordenadores da área de saúde da Micareta, José Pires Leal. Mesmo assim, ele destaca que o número foi inferior ao registrado durante a micareta do ano passado.

De acordo com Leal, os casos de coma alcóolico foram seis, sendo quatro mulheres.

A enfermeira Tatiane Borges confirmou os números. Ela informou o que é feito quando o paciente chega alcoolizado. “Nós verificamos os sinais vitais, são medicados e se não tiver evolução são transferidos. A maioria das mulheres chegou carregada pelo Corpo de Bombeiros”, disse.

O coronel Francisco Teles, comandante geral do Corpo de Bombeiros, fez um balanço do órgão durante a Micareta e entre as ocorrências, houve um aumento na ingestão de bebidas alcoólicas o que aumentou o trabalho dos bombeiros.

“Trabalhamos muito nisso, levando as pessoas para ambulâncias e posto de saúde. A gente percebe o aumento de atendimentos a mulheres. Antes a quantidade era muito pequena, agora percebemos quase uma igualdade”, disse.

De um modo geral, o capitão avaliou o trabalho como positivo. “Mais uma vez o Corpo de Bombeiros se fez presente na micareta realizando atendimentos pré-hospitalares, entre outras coisas. Nós trabalhamos não só com o efetivo de Feira, mas com reforços, para fazer com que a micareta tivesse um processo melhor de atendimentos. Realizamos muito bem nosso trabalho no circuito”, destacou.

As informações são do repórter Ney Silva do Acorda Cidade