Micareta

Secretaria de Saúde vai trabalhar de forma integrada com 500 pessoas na Micareta

Uma central de digitação estará em funcionamento 24h no circuito da festa, com o objetivo de oferecer a qualquer profissional de imprensa em tempo real a estatística de atendimentos realizados no posto.

Rachel Pinto

A Secretaria Municipal de Saúde está disponibilizando cerca de 500 pessoas entre profissionais de saúde e de apoio para trabalhar nesta Micareta 2016. O trabalho iniciado nesta quarta-feira será feito de forma integrada e um grande posto feito com estrutura de mini-hospital já está funcionando no cruzamento da Avenida Presidente Dutra com a Avenida Adenil Falcão.

A coordenadora de eventos da Secretaria de Saúde Marydalva Leão explicou que uma equipe completa de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem vai atuar com todos os equipamentos necessários durante a festa.

De acordo com ela, o posto vai atuar também em conjunto com os serviços adicionais como Vigilância Sanitária, DST/AIDS e Vigilância Epidemiológica. As policlínicas também já estão preparadas para atender os pacientes e caso haja necessidade de atendimento de alta complexidade, este será encaminhado para uma unidade hospitalar.

Ela destacou que a secretaria vai trabalhar com foco em educação e saúde e este ano a equipe está com o mesmo quantitativo do ano passado, porém mais consistente e mais articulada para oferecer o melhor trabalho durante a Micareta.

“Nós estamos trabalhado com o mesmo quantitativo do ano passado, com uma equipe mais consistente, mais agrupada para que a gente possa consolidar melhor todo o efetivo”, ressaltou.

A secretaria vai oferecer os testes rápidos para detectar doenças sexualmente transmissíveis e este ano vai apresentar uma importante novidade. Uma central de digitação estará em funcionamento 24h no circuito da festa, com o objetivo de oferecer a qualquer profissional de imprensa em tempo real a estatística de atendimentos realizados no posto.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), também está com toda a estrutura pronta para a Micareta. São dez viaturas trabalhando, sendo seis na base e quatro no circuito trabalhando com 30 profissionais.

A coordenadora do Samu, a enfermeira Maiza Macedo, reforçou que o trabalho será em parceria com outras instituições, como: Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica e Defesa Civil.

“Estamos com uma equipe extra envolvendo em 30 profissionais e vamos manter a equipe total na base com todas as equipes para os atendimentos extras da Micareta. Teremos uma equipe no circuito da festa com as ambulâncias outras equipes de sobreavisos para serem mobilizadas caso haja necessidade”, afirmou.

Com informações e fotos do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.