Kelly Hosana
Com a presença do secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, representando o governador Rui Costa, e de diversas autoridades, a Polícia Militar da Bahia comemorou, na manhã de quarta-feira (20), na Vila Militar, nos Dendezeiros, os 191 anos da instituição, que aniversariou em fevereiro. O evento também prestou homenagem ao alferes de milícia José Joaquim da Silva Xavier, o Tiradentes, patrono das polícias militares do Brasil.
“É uma data muito importante e que deve ser sempre lembrada. Temos o dever de homenagear essa instituição, que luta diariamente pelo bem estar da sociedade”, afirmou o secretário Maurício Barbosa. Na oportunidade também foi realizada a entrega de medalhas, divididas em duas classificações: do Mérito Policial e Marechal Argolo.
A Medalha do Mérito Policial foi oferecida a oficiais e praças e da PM, que se destacaram no último ano, militares das Forças Armadas, pessoas que ocupam funções públicas e instituições. Dentre os agraciados estão os coronéis Humberto Sturaro, Admar Fontes, Lázaro Monteiro, e o jornalista José Eduardo, mais conhecido como ‘Bocão’.
Já a Medalha Marechal Argolo-Visconde de Itaparica foi outorgada a autoridades, personalidades e instituições que contribuíram para o progresso da Polícia Militar nos serviços prestados à sociedade. Nesta relação se encontram o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho na Bahia, Alberto Bastos Balazeiro, o diretor-geral do jornal ‘A Tarde’, André Blumberg, e o radialista Raimundo Varela, dentre outros. No total, 284 pessoas receberam as condecorações.