Acorda Cidade
A arquitetura sempre foi uma maneira de garantir proteção e expressar as ideias contemporâneas das civilizações. Por meio dela, é possível compreender como uma sociedade vive e quais são seus principais valores. Por isso, é muito importante que as novas tendências estejam de acordo com o que os homens querem para o futuro, seja mais conforto no dia a dia, seja protegendo o ambiente que seus filhos e demais herdeiros irão usufruir.
Nesse cenário, surge o conceito de arquitetura sustentável com projetos inovadores, que têm influenciado a maneira de pensar as construções no Brasil. Alcançando cada vez mais adeptos e prestígio, esse estilo de projeto arquitetônico visa elaborar estruturas que provoquem o mínimo de impacto ambiental possível, tanto no uso e na manutenção quanto no processo de reciclagem e posterior demolição. Esse conceito também tem um caráter social, pois costuma ser economicamente mais viável.
A Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA) dá algumas recomendações básicas para que esses projetos sejam considerados sustentáveis, como a análise do impacto sobre o meio ambiente, a redução de resíduos, a implantação e o estudo do entorno, além da melhora da qualidade ambiental interna, a diminuição de consumo e a possibilidade de reciclagem e reúso.
Vantagens dos projetos sustentáveis
A princípio, um projeto sustentável pode ser considerado interdisciplinar, pois consegue unir conceitos mais abrangentes e lidar com diversas áreas, garantindo um cuidado mais apurado com as soluções propostas do ponto de vista ambiental ou dos aspectos de ordem social, cultural e até mesmo econômica.
As vantagens para os consumidores que optam por essa nova arquitetura ecológica podem variar de acordo com cada escolha verde e sustentável feita no momento do projeto. Afinal, as casas sustentáveis, além de preservarem o meio ambiente, oferecem a sensação de conforto aos moradores por meio da iluminação natural, do controle térmico e muito mais. Ou seja, a construção é adaptada ao meio ambiente ao mesmo tempo que cabe no orçamento do comprador.
Entre os principais benefícios estão a redução dos custos de investimento e operação, uma vez que o projeto deve ser pensado para se autogerir em diversas situações. A valorização do produto final também é um grande diferencial, permitindo que você possa ter um retorno maior de seus investimentos, diminuindo os riscos.