Campanha

Secretaria Municipal de Saúde antecipa campanha de vacinação contra a gripe H1N1

Médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que trabalham em unidades de saúde foram orientados sobre a aplicação da vacina, dosagem e via de administração.

Ney Silva e Rachel Pinto

A campanha Nacional de Vacinação contra o vírus H1N1 prevista para ser realizada em todo o país de 30 de abril a 20 de maio será antecipada em Feira de Santana. O anúncio da antecipação foi feito durante palestra/treinamento realizada na tarde desta terça-feira (12) para profissionais das unidades de saúde de Feira de Santana pela coordenadora municipal de imunização, enfermeira Kátia Ferraz.

Ela informou que a data será de 18 de abril a 20 de maio e os grupos preconizados como prioridades para vacinação são as gestantes, profissionais de saúde, pessoas acima de 60 anos, crianças a partir de seis meses, menores de cinco anos e grupos de comorbidade que são pessoas portadoras de doenças crônicas, além de gestantes e puérperas. Segundo Kátia Ferraz, a meta é vacinar aproximadamente 120 mil pessoas.

A enfermeira informou também que existem algumas pessoas que são contraindicadas para tomarem a vacina. Mas, isso só pode definido através de avaliação médica. “Quem é portador de doença crônica como diabetes e hipertensão tem que apresentar a prescrição médica no ato da vacinação”, disse.

Também na tarde desta terça-feira médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que trabalham em unidades de saúde foram orientados sobre a aplicação da vacina, dosagem e via de administração.

O médico infectologista Dênio Barros que participou da capacitação, alerta que a gripe causada pelo vírus H1N1 é uma doença muito grave e tem o potencial de trazer complicações e até levar as pessoas a óbito. “ A vacinação previne complicações até 75% das vezes. É uma proteção muito boa que a vacina confere”, afirmou.

Fotos: Ney Silva/Acorda Cidade