Rachel Pinto

No dia 24 de março a justiça acatou o pedido liminar ajuizado do Ministério Público Estadual (MP) e proibiu o município de São Gonçalo dos Campos de gastar com festas. Segundo o MP, a prefeitura municipal usou verba destinada à educação para pagar o show da banda Aviões do Forró e desde 2015 até o momento, já gastou R$ 1.200.000,00 em eventos festivos e não investiu em educação.

O prefeito do município Antônio Dessa, conhecido como Furão, nega o desvio de verba e para tentar comprovar a regularidade dos gastos, apresentou documentos à justiça e entregou cópias ao Acorda Cidade. De acordo com ele, o pedido de suspensão do MP para que o município não realize festas partiu de um equívoco e uma falha no site da prefeitura.

“Uma empresa é responsável por atualizar esse sistema, não é a prefeitura quem alimenta o site. É uma empresa que ganhou a licitação e alimenta esse site. A empresa cadastrou as dotações erradas. Ao invés de colocar número 13, colocou número 12 que é da educação. Isso causou um mal estar muito grande com essa falha que tem no sistema e induziu o Ministério Público a pedir uma punição sem fundamento. Daí uma falha dessa empresa gerou um erro do MP, que gerou um erro do judiciário e causou um constrangimento muito grande ao prefeito e a administração”, disse.

Antônio Dessa ressaltou que a culpa da falha foi da empresa responsável pela alimentação do site e que já foi aberto um procedimento administrativo para apurar o fato. “A culpa foi da empresa. Já abrimos o procedimento administrativo para apurar. Para ver se foi um simples erro ou se alguém da empresa agiu de má fé. Abrimos uma sindicância segunda-feira (28) para apurar isso e terça-feira (29) encaminhamos à juíza toda a documentação de todos os shows que pagamos, inclusive da banda Aviões do Forró com extrato bancário para provar que o dinheiro da banda Aviões do Forró não foi da educação e sim do Fundo de Participação do Município”, completou.

Sobre a realização dos festejos e os investimentos aplicados, o prefeito justificou que os eventos são realizados todos os anos, são festas tradicionais do município e ele mantém a tradição. “Esse valor dos investimentos é um valor que nós fazemos todos os anos porque todos sabem que São Gonçalo dos Campos tem festas tradicionais como o sábado de aleluia o São João e a festa do padroeiro. São três festas grandes que sempre existiram. Não fui eu que criei. Eu apenas mantenho a tradição”.

O gestor municipal esclareceu também que o município reformou cinco das dez escolas solicitadas pelo Ministério Público. Além disso, outras escolas que não constam na relação também foram reformadas e a prefeitura está negociando um novo prazo para atender a totalidade do pedido da reforma das escolas.

Com informações da repórter Orisa Gomes do Acorda Cidade.