Cultura

SecultBA abre inscrições para edital Mobilidade Artístico-Cultural

Edital possibilita suporte financeiro, via Fundo de Cultura da Bahia, para artistas e promotores culturais adquirirem experiências em outros países e estados brasileiros

29/03/2016 às 07h56, Por Maylla Nunes

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Estimulando o apoio a iniciativas de residência, formação, intercâmbio e difusão cultural no Brasil e no exterior, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) abre as inscrições, nesta terça-feira (22), para o Edital Mobilidade Artística e Cultural 2016. Serão disponibilizados R$ 750 mil para o financiamento de ações que impulsionem a circulação de artistas, técnicos, produtores e obras através do Fundo de Cultura da Bahia, mecanismo de fomento à cultura gerido pela SecultBA e Secretaria da Fazenda (Sefaz). O edital oferece suporte financeiro a artistas e promotores culturais, possibilitando que tenham experiências em outros países e estados brasileiros.

“O Programa de Apoio à Mobilidade Artística e Cultural visa a aproximação e fortalecimento de laços culturais com outros países e a criação de oportunidades de negócios. A economia criativa tem essa função com a exportação de bens e serviços culturais, e de inserção no mercado internacional”, salienta o secretário de Cultura do estado da Bahia, Jorge Portugal.

De acordo com o superintendente de Promoção Cultural, Alexandre Simões, o edital tem como objetivo contribuir com a política cultural do Estado, inserindo de forma qualificada o setor cultural da Bahia nos cenários nacional e internacional. “A ideia do edital é promover o diálogo intercultural e investir na profissionalização de agentes locais e aprofundar a cooperação artística e cultural no Brasil e fora dele”.

Sobre o Edital Mobilidade Artística e Cultural – Em outros anos, foram beneficiados projetos como o Festival de MPB em Barcelona (2012), bolsas de estudo para dançarinos, músicos, estágios de formação artística, residência em produção circense, entre outros. Na edição de 2015, o certame contemplou 32 propostas de iniciativas de residência, de formação, de intercâmbio e de difusão artístico-cultural no Brasil e no exterior.

Para as residências artísticas e culturais, o edital contempla a permanência fora do estado ou país de domicílio, por um período mínimo de seis semanas, de artistas ou profissionais da cultura para se concentrar inteiramente em um projeto específico que esteja em fase de pesquisa, concepção, produção ou finalização. Para as formações artístico-culturais, o edital prevê a participação de artistas ou profissionais da cultura em cursos, oficinas ou estágios, fora do estado ou país de domicílio, em entidades de referência no domínio das artes e/ou da cultura, que contribuam para o aperfeiçoamento, a qualificação e a capacitação técnica e/ou artística do proponente.

Já no aspecto do intercâmbio e difusão, o edital proporciona a troca de conhecimentos e experiências, bem como a circulação e a distribuição de produções artísticas e culturais em outro estado brasileiro ou país, contemplando a participação de artistas e profissionais da cultura em atividades culturais nacionais e internacionais, podendo a viagem destinar-se a apresentação de trabalho próprio; circulação de artistas ou grupos baianos; pesquisa e prospecção; promoção de bens e serviços culturais (participação em feiras setoriais); construção e dinamização de redes, entre outros.

Como se inscrever – As inscrições serão feitas por meio físico, com envio de documentação via Correios. As informações devem ser acessadas no Portal da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) – www.cultura.ba.gov.br. Nele, os proponentes encontrarão o edital, formulários para download e as documentações obrigatórias a serem anexadas.

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