Transporte Alternativo

Manifestação: motoristas e cobradores de vans querem retornar às atividades

De acordo com José Vicente, presidente da Coopetrafs, entidade que representa a categoria, os permissionários irão para a Câmara de Vereadores novamente para pedir apoio na renovação do contrato.

Andrea Trindade

Cerca de 55 vans do transporte alternativo estão estacionadas em frente ao Paço Municipal e no estacionamento da prefeitura de Feira de Santana na manhã desta terça-feira (22). Os motoristas e cobradores se reuniram para reivindicar a renovação do contrato com a prefeitura e deste modo poder voltar a transportar passageiros dos bairros para o centro da cidade.

Com o fim do serviço de integração ao Sistema Integrado de Transporte (SIT) através das vans gratuitas, os permissionários passaram a circular nas mesmas rotas dos ônibus cobrando o preço da passagem, desde a saída das empresas de ônibus anteriores. Diante da concorrência, uma das novas empresas de ônibus demonstrou por meio de uma carta aberta a insatisfação com a perda de usuários. 

De acordo com José Vicente, presidente da Coopetrafs, entidade que representa a categoria, os permissionários irão para a Câmara de Vereadores novamente para pedir apoio na renovação do contrato.

“Precisamos trabalhar estamos aqui para solicitar do prefeito que ele tome uma decisão mais urgente. Ele disse que o contrato está vencido, mas se está vencido a gente pede que ele renove o contrato. Precisamos voltar a trabalhar em nossas linhas, precisamos chegar a um denominador comum. Não queremos que o prefeito faça nada ilegal, só queremos manter nossos trabalhos e um serviço de qualidade para a população. São quase 20 anos trabalhando neste sistema, não temos plano B. Pedimos que ele resolva nosso problema”, enfatizou José Vicente.

A categoria alega prejuízo. Segundo José Vicente, eles só tem esta forma de sustento. “O prejuízo é enorme, não pagamos os motoristas, nem os cobradores, não pagamos o combustível, e a gente não sabe o que vai acontecer se isso continuar. Estamos sofrendo, precisando que essa situação seja resolvida. Hoje vamos a câmara outra vez, mostrar nossa situação aos vereadores. O povo quer nossos serviços, queremos simplesmente reivindicar a base do nosso sustento, que é o nosso trabalho. Na câmara queremos a intervenção dos vereadores com o governo municipal para renovar o contrato porque precisamos do contrato para trabalhar de forma legal”, finalizou.  

O protesto não interferiu no trânsito do centro da cidade. Com o fim do contrato as vans estão proibidas de circular desde o último sábado (22). Quem descumprir a determinação terá o veículo apreendido pela Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). Vale destacar que as vans que rodam para os distritos continuam autorizadas a realizar o serviço.

Leia também: Coopetrafs solicita intermédio da Câmara de Feira para renovação de contrato

Vans do transporte alternativo estão proibidas de rodar a partir deste sábado (19)

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade