Variedades

Lava-rápidos usam criatividade e inovação para sobreviver à crise hídrica

Um dos segmentos mais afetados nesse sentido é o dos lava-rápidos, que têm a água como principal componente de sua rotina de trabalho e precisam repensar todos os seus processos para se adaptarem ao cenário atual.

Acorda Cidade

A crise hídrica tem afetado significativamente a dinâmica e a rotina de residências e estabelecimentos comerciais, sobretudo quando se trata de limpeza e outros procedimentos que empregam uma grande quantidade de água. Um dos segmentos mais afetados nesse sentido é o dos lava-rápidos, que têm a água como principal componente de sua rotina de trabalho e precisam repensar todos os seus processos para se adaptarem ao cenário atual.

Ainda que os reservatórios tenham recuperado parte dos níveis de água, garantindo que a pior etapa da escassez de água já passou, é preciso manter a economia como um hábito no dia a dia da empresa. Por isso, fazer as lavagens com água de reúso e ter um esquema de reaproveitamento de água é fundamental para praticar as atividades comerciais com consciência ecológica e comprometimento com a preservação ambiental. Fontes externas, como águas de poços artesianos, também são alternativas para muitos estabelecimentos, mas devem ser usadas com mais parcimônia para que não haja o esgotamento.

Além disso, o uso de equipamentos de qualidade e pensados a partir da perspectiva ecológica é fundamental para a realização das práticas necessárias e até mesmo para implantação de procedimentos mais econômicos. A limpeza interna do veículo, por exemplo, pode ser feita com menos água quando um modelo de aspirador de pó industrial é utilizado no mesmo processo. Da mesma forma, produtos e acessórios que ajudem a economizar água estão sendo cada vez mais incorporados a esse segmento.

A lavagem a seco também tem ganhado força nos lava-rápidos. Como muitos clientes deixaram de levar o veículo até locais de lavagem profissional justamente pela necessidade de contribuir com a economia de água, alguns estabelecimentos buscaram procedimentos alternativos. Esse tipo de lavagem, ao contrário do que muitos pensam, traz excelentes resultados e não oferece riscos para a integridade da pintura e da lataria do veículo. Utilizando produtos de limpeza específicos e de alto desempenho, é possível ter o carro limpo, brilhante e com menos consequências para o meio ambiente.