Cultura

Projeto de intervenção urbana promete levar poesia aos muros de Feira de Santana

Para o secretário Rafael Cordeiro, a iniciativa é motivo de orgulho para a cidade e um diferencial da cultura local.

Projeto de intervenção urbana promete levar poesia aos muros de Feira de Santana Projeto de intervenção urbana promete levar poesia aos muros de Feira de Santana Projeto de intervenção urbana promete levar poesia aos muros de Feira de Santana Projeto de intervenção urbana promete levar poesia aos muros de Feira de Santana

Acorda Cidade

Para "quebrar" a rotina da cidade, a universitária e poetisa, Mayara Suzart, apresentou uma prática pouco comum em Feira de Santana, a proposta de intervenção urbana denominada "Poesia nos Muros" que ganhou força através do Facebook a partir da criação do evento na rede social.

Diante da iniciativa inovadora, o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Rafael Pinto Cordeiro, convidou esta semana a poetisa para conhecer de perto o projeto do movimento artístico underground – que foge dos padrões comerciais – com o objetivo de valorizar os poetas locais e aproveitar os espaços públicos e privados autorizados na cidade espalhando mensagens positivas.

Segundo Mayara Suzart, o movimento já conquistou centenas de artistas seguidores e revela que recebe diariamente inúmeras poesias. “Queremos transmitir a poesia através da linguagem do lambe-lambe, um suporte público temporário presente em muros e postes que utiliza cartazes – com frases, anúncios ou desenhos – como manifestação nos meios urbanos colados para transmitir ideias”.

Para o secretário Rafael Cordeiro, a iniciativa é motivo de orgulho para a cidade e um diferencial da cultura local. “Toda ação que incentive a nossa cultura, principalmente quando se trata de exemplos inovadores, receberá tratamento especial e o nosso apoio. Fico muito feliz e honrado em poder participar diretamente da construção desse projeto que, em breve, ganhará as ruas do município”, afirma.

O projeto “Poesia nos Muros” estabelece relação com a literatura e incentiva a leitura, além de uma nova percepção do cenário urbano usando a arte como canal de compreensão do mundo. Fotógrafos, poetas e outros artistas que desejarem expor poesias nas ruas poderão enviar poemas curtos e de autoria própria para o e-mail [email protected]

Em Feira de Santana, a estimativa é que mais de cem pessoas, incluindo poetas, fotógrafos e artistas, participem diretamente da intervenção. Os locais e datas ainda serão definidos após a apresentação de um plano orientado e discutido na secretaria entre todos os envolvidos no projeto.