Acorda Cidade
Realizar um sonho pode ser um momento de extrema felicidade e excitação. Quando se está prestes a ter a seu alcance algo pelo qual você esperou por muito tempo, é comum que a ansiedade crie certos pontos cegos, impedindo que você veja alguns perigos ou situações de risco, independentemente de qual seja o seu desejo.
Se você sonha em comprar um imóvel, esse momento de felicidade deve estar acompanhado de um certo nível de prudência. Adquirir um bem deste porte deve ser uma decisão pensada com cautela e que garanta mais conforto do que futuras dores de cabeça. Mesmo que uma casa ou apartamento pareça um bom negócio, é importante analisar alguns fatores para que essa decisão não pese na sua consciência e você saiba que fez a melhor escolha entre as opções que você tinha no momento.
O perfil do consumidor, ou seja, do futuro morador deve ser levado em consideração. Se optar por um imóvel em uma vizinhança que não esteja de acordo com o seu estilo de vida, por exemplo, você poderá se sentir deslocado com o tempo. Veja algumas dicas para que esse momento tão importante resulte na escolha ideal.
Veja a localização
A localização de um imóvel é um fator muito importante. Além de determinar o valor do metro quadrado, esse fator deve ser pensado como muita estratégia para trazer mais qualidade de vida para os moradores. Morar perto de onde você gosta de estar, trabalha ou estuda é uma maneira de diminuir o tempo gasto com a locomoção até esses lugares, trazendo mais tempo para aproveitar a sua vida em outros setores, criando novas horas de lazer e descanso, por exemplo.
Há outros fatores que devem ser levados em consideração. Se você é uma pessoa que gosta de tranquilidade, o ideal é evitar bairros que já são reconhecidos pelo grande agito e badalação. A maior parte das cidades possui uma área dessas, que deve ser evitada ou procurada, de acordo com o seu perfil e estilo.
Pense na segurança
A segurança também deve ser levada em consideração ao adquirir um imóvel, para que você não se torne um refém dentro de sua própria casa. Adquirir itens que aumentem a sua segurança é indicado em qualquer lugar, mas em determinadas áreas isso pode não ser o suficiente. Para quem costuma chegar tarde em casa ou andar sozinho, o ideal é procurar vizinhanças em que a tranquilidade de fazer essas atividades seja maior.
Além disso, procure saber se a região tem outros problemas, como enchente, feira livre, trânsito, entre outros. Isso pode atrapalhar alguns de seus planos e até mesmo desvalorizar o imóvel, fazendo com que você perca dinheiro quando quiser revendê-lo.
Escolha uma boa incorporadora
Escolha uma empresa de confiança para ser a intermediária entre você e a construtora ou o atual proprietário. A incorporadora é responsável por realizar essa transação, trazendo muito mais tranquilidade e segurança para quem adquire um imóvel pela primeira vez ou não quer se envolver com todas as etapas.
Pesquise sobre a reputação da incorporadora que você escolheu, assim você saberá todos os prós e contras para lidar com ela. Você encontrar informações na internet; aproveite esse meio online para tirar suas dúvidas e conseguir o máximo de referências possíveis.
É o momento certo?
É interessante procurar uma análise do mercado imobiliário e saber se é o momento certo de comprar ou continuar no aluguel. Em algumas situações, continuar com o aluguel pode ser ideal para você economizar e dar uma entrada maior, livrando-se de várias parcelas de financiamento. No entanto, se os preços estiverem bons, vale a pena fazer um esforço e realizar o seu sonho.