Campanha política aumenta oferta de empregos temporários

Em ano eleitoral, surgem várias oportunidades de trabalho nas campanhas de candidatos. Nesse período, a tarefa abrange atividades nas ruas de todo o país.

Foto: Williany Brito

Em diversos pontos da cidade pode-se encontrar um número consideravelmente de pessoas envolvidas na campanha dos respectivos candidatos

Em ano eleitoral, surgem várias oportunidades de trabalho nas campanhas de candidatos. Nesse período, a tarefa abrange atividades nas ruas de todo o país e toda a estrutura de uma campanha política. E em Feira de Santana não poderia ser diferente. Em diversos pontos da cidade pode-se encontrar um número consideravelmente de pessoas envolvidas na campanha dos respectivos candidatos. 

Meses antes são “contratados” distribuidores de ‘santinhos’, homens-placas, coordenadores de campanha, motoristas de carreata, assessores, a equipe que forma o secretariado do comitê eleitoral e o cabo eleitoral, que é a pessoa responsável por angariar votos para o candidato.

Taís Silva, de 19 anos, encontrou nesse período uma maneira de aumentar a renda. “Está sendo maravilhoso trabalhar nas ruas. É um dinheiro a mais no final do mês. Não é muito, mas sobra para pagar alguma conta”, diz Taís, que pela primeira vez se divide em erguer a bandeira e entregar “santinhos” do candidato.

“Trabalhava como camareira, quando recebi o convite para trabalhar nas eleições. Essa foi uma ótima oportunidade, pois estava desempregada. O trabalho não é cansativo. Acabo até me divertindo no final de tudo”. Essa afirmação é de Valquíria Morais, de 25 anos, que pela terceira vez trabalha para político em época de eleição. De acordo com ela, são distribuídos mais de 400 “santinhos” diariamente. 

Segundo os entrevistados pela equipe do Acorda Cidade, o salário no período de divulgação dos candidatos gira em torno de R$ 250, durante 45 dias, com trabalho de quatro a seis horas por dia. 

  
Foto: Andrea Trindade

O salário no período de divulgação dos candidatos gira em torno de R$ 250

 

Williany Brito e Andrea Trindade